noticia8806.JPG

Realidade da agricultura familiar é destaque da Agro Centro-Oeste 2012

En 11/06/12 04:51 .
Cecane UFG/Centro-Oeste, um dos parceiros do evento, traz à tona o debate sobre a inclusão da agricultura familiar na merenda escolar

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane Centro-Oeste), da Universidade Federal de Goiás, participará ativamente da Agro Centro-Oeste Familiar, que será realizada de 13 a 16 de junho de 2012, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia, em Goiânia.

Os seminários, cursos, debates e assessoramento técnico que serão promovidos pelo Cecane pretendem abrir espaços para a discussão e efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e garantir o cumprimento da Lei nº 11.947/2009 no Centro-Oeste.

O Cecane presta assessoria científica, técnica e operacional ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Centro-Oeste em relação à qualificação e execução do PNAE, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

A agricultura familiar em Goiás

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás tem 88,4 mil estabelecimentos familiares que ocupam 3.329.630 hectares, com média de 3,6 hectares por estabelecimento. Estes agricultores familiares são responsáveis pela produção dos alimentos básicos que são consumidos pela maioria dos goianos. Nacionalmente, cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro provêm da agricultura familiar.

A agricultura familiar se caracteriza pela diversificação de seus produtos, que gera trabalho e renda. São 213 mil pessoas ocupadas nos estabelecimentos rurais familiares. O setor gera por ano cerca de R$ 1 bilhão, principalmente graças à criação de animais de grande porte, lavoura temporária e horticultura (dados do IBGE/2009).

Contudo, a realidade da agricultura familiar ainda precisa de muita atenção e assistência técnica. A Agro Centro-Oeste Familiar visa a ser o espaço para se discutir a realidade da área.

A programação do evento destaca a importância das famílias agricultoras (tradicionais e assentadas) para a segurança alimentar do país e para a geração de emprego e renda em Goiás.

As caravanas de agricultores virão de várias partes do estado. Os estandes e as bancas da feira livre estarão repletos de produtos beneficiados, embalados ou mesmo in natura, vindos diretamente das cooperativas do interior de Goiás. Vale destacar o açafrão de Mara Rosa, o doce de pimenta de Nazário, o artesanato de Goiás, a rapadurinha de Araguapaz, as polpas de frutas de Itapuranga, o iogurte de Silvânia, entre outras “iguarias”.

Compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar

O Cecane promoverá espaços de debate a respeito da legislação brasileira, a qual garante que, no mínimo, 30% dos produtos da merenda escolar devem vir da agricultura familiar. Esta legislação possibilita aos agricultores familiares a garantia de venda de seus produtos, e aos escolares, o acesso a produtos de qualidade nutricional em um cardápio diversificado e que respeite sua cultura alimentar. Possibilita também que o dinheiro investido na merenda escolar fique nos municípios onde os produtos são cultivados, gerando melhores condições de vida para os agricultores familiares.

 

Serviço

Evento: Agro Centro-Oeste Familiar

Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal –

Câmpus Samambaia – Universidade Federal de Goiás – Goiânia/GO.

Data: 13 a 16 de junho de 2012

Público: Famílias agricultoras da região Centro-Oeste, estudantes, professores, técnicos agrícolas e demais interessados.

A feira na rede: www.agro.ufg.br/agrocentro

Twitter: @agrofamiliar

Facebook: Agro Centro-Oeste Familiar

 

Fuente: Ascom/UFG e Cecane UFG/Centro-Oeste

Categorías: Evento