Começa o 2º Congresso de Engenharia e Tecnologia da UFG

En 17/05/12 02:45 .
Evento busca reunir estudantes de cursos na área de engenharia e tecnologia das instituições goianas

Entre os dias 15 a 18 de maio, o Câmpus Samambaia da UFG será a sede do 2º Congresso de Engenharia e Tecnologia da UFG (CET 2012). O evento é promovido pelos alunos dos cursos de Engenharia da UFG e tem apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pontifícia Universidade Católica (PUC/GO), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IF-GO) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/GO). O tema do CET 2012 é "Empreendedorismo: transformando o profissional do futuro".

 

Na cerimônia de abertura, que ocorreu terça-feira, 15/05, pela manhã, estiveram presentes representantes do setor empresarial, do governo e autoridades de diferentes instituições de ensino nas áreas de engenharia e tecnologia. Logo no início, ocorreu uma apresentação do Grupo Clown Engenheiros Sem Fronteiras, formado por estudantes e servidores da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC/UFG).

 

O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou o empenho dos estudantes de engenharia em tornar o CET uma realidade, já que foram eles os idealizadores e organizadores do congresso desde a primeira edição, realizada em 2011. O reitor apontou ainda para a oportunidade de integração das diversas instituições de ensino que oferecem cursos nas áreas de engenharia e tecnologia. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), Gerson de Almeida Taguatinga, completou dizendo que “o evento promove integração entre os cursos, dos estudantes com as instituições de ensino e com o mercado de trabalho”.

 

O diretor-geral do CET 2012 e estudante de Engenharia Química da UFG, Uaitã Pires do Nascimento, aposta no envolvimento dos estudantes na organização de eventos como esse para o crescimento acadêmico e profissional. Ele falou sobre a dedicação dos alunos na organização do CET 2012: “Não é um trabalho remunerado e a única coisa que podemos oferecer é certificado de horas. Acho que os estudantes participam porque acreditam no ideal e gostam de se envolver nessas atividades fora da sala de aula. Além disso, quem participa tem a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe e, ainda, estabelecer contatos profissionais, o que é muito bom para quem está na graduação”.

 

As novidades da programação incluem a ExpoCET - Salão de Tecnologia -, o 1º TREM - Campeonato de robótica - e o Prêmio CET de Empreendedorismo. Além disso, Uaitã Pires deu destaque aos fóruns que serão realizados sexta-feira, em especial ao de empreendorismo na engenharia, o qual “trará profissionais atuantes para discutir como está o mercado de trabalho. Também, ao longo da semana, teremos diversos minicursos e palestras. Alguns tratando da área técnica das engenharias e outros discutirão a temática principal, que é o empreendedorismo”.

 

Cerca de 1.500 pessoas se inscreveram no CET 2012, que segue até sexta-feira, 18/06, no Câmpus Samambaia.

 

Fuente: Ascom UFG