Laboratório de Solos do Câmpus da UFG em Jataí é o sexto melhor do Brasil
O Laboratório de Solos do Câmpus Jataí (CAJ/UFG) foi classificado como o 6° melhor laboratório de análise de solo do Brasil, segundo critérios adotados pela EMBRAPA/CNPS.
Para possuir esta certificação de análise de fertilidade do solo, existem cinco programas no Brasil, sendo quatro programas regionais: Programas de Controle de Qualidade, regionais de São Paulo (Instituto Agronômico de Campinas - IAC), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Programa de Avaliação da Qualidade de Análises de Solo da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal - Rolas), Minas Gerais (Profertil) e Paraná (Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas - Cela), e um de âmbito nacional, coordenado pela EMBRAPA/Centro Nacional de Pesquisa em Solos e denominado Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).
Do PAQLF participam 110 laboratórios de solos, tendo representantes em 24 estados do Brasil. A metodologia de avaliação é rigorosa e realizada anualmente, sendo os resultados de 2011 utilizados para a classificação e entrega dos selos de qualidade para o ano de 2012. Todos os participantes seguem o protocolo de análises adotado e proposto pela EMBRAPA.
Histórico - O Laboratório de Solos do Câmpus Jataí foi herdado da EMGOPA em 1997, e a partir de 2002, já pela UFG – Câmpus Jataí, começou a fazer parte do controle de qualidade PAQLF/EMBRAPA, sob coordenação o professor Marco Aurélio Carneiro e do técnico Cleumar Tristão, funcionário da Agência Rural e atualmente servidor da UFG/Câmpus Catalão. Em 2006, com a contratação de outro técnico para o Laboratório de Solos (Marcos Humberto), e a abertura do programa de pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), o laboratório destaca-se em quantidade de discentes, de projetos em andamento e em qualidade das análises realizadas.
Atualmente, o laboratório possui vários equipamentos para análise, entre eles, um de absorção atômica e um analisador de C, S, N, O e H, recentemente adquiridos com recursos de projetos como o Pró- Equipamentos/Capes e CNPQ. Isso torna o Laboratório de Solos do Câmpus Jataí credenciado a atender a comunidade regional e às pesquisas realizadas pela UFG, tendo capacidade de realização de duas mil amostras mensais de elevada qualidade.
Esta conquista deve-se ao apoio continuo do programa de pós-graduação em Agronomia e da direção do Câmpus Jataí, os quais entendem a importância do laboratório para o desenvolvimento científico e tecnológico da região, além do auxílio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), coordenada pela professora Divina Cardoso de Paula, na busca de recursos com os órgão de fomento, principalmente a CAPES. Assim, o Laboratório de Solos do CAJ/UFG reforça seus laços com as comunidades acadêmica e externa, oferecendo serviços de qualidade, por meio de subsídios aos experimentos do câmpus.
Contato para envio de amostras de solos pelo telefone (64) 3606-8341.
Source: Câmpus Jataí
