Inaugurado o Espaço de Convivência dos Discentes do Instituto de Química
Foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 03/05, o Espaço de Convivência dos Discentes Prof. Jonney Gomes de Freitas Abreu do Instituto de Química. O local, que há dois anos era utilizado como depósito para equipamentos e materiais inutilizados dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB), de Estudos Socioambientais (Iesa) e de Química (IQ), a partir de hoje, servirá como ambiente de lazer para os estudantes do IQ.

Inicialmente, uma estudante leu a carta de agradecimento do professor homenageado, Jonney Gomes de Freitas Abreu, que não pôde comparecer à cerimônia de inauguração e foi representado por sua mãe, Maria Batista Abreu. Durante a ocasião, o diretor do IQ, professor Neucírio Ricardo Azevedo, elogiou o esforço dos estudantes em transformar o local em um ambiente de lazer e convivência. Ele sublinhou a importância do Reuni, pois foram os recursos desse programa que tornaram possível a reforma do espaço e a compra de equipamentos. Até o momento já foram adquiridos 10 computadores e uma televisão, que ficarão à disposição dos estudantes no espaço de convivência.
O reitor Edward Madureira Brasil declarou que acompanhou a luta dos estudantes pela reforma do espaço, considerando sua conquista muito merecida. "Graças ao idealismo dos estudantes, foi possível resgatar um espaço que estava abandonado. Agora é preciso que esse espaço seja preservado, para que continue sendo útil às próximas gerações de alunos do IQ", destacou o reitor.
A presidente do Centro Acadêmico (CA) de Química, Layla Karoline Tito Alves, explicou a necessidade dos alunos do IQ por um espaço. De acordo com ela, “muitas vezes temos aulas de manhã e à tarde, e não tínhamos um local pra ficar durante os intervalos entre as aulas".

O presidente do CA de Engenharia Química, Rafael de Almeida, lembrou o esforço empregado pelos estudantes na limpeza do local, cheio de materiais e equipamentos, incluindo reagentes químicos. “Tivemos muita dificuldade para limpar tudo. Levamos mais ou menos um mês para retirar equipamentos, alguns muito pesados”, contou Rafael.
A ideia de utilizar o local partiu do presidente do CA de Química, eleito em 2010, Jonney Gomes de Freitas Abreu. A sua proposta era reformá-lo para que fosse utilizado como espaço de convivência dos alunos. O então estudante de Química solicitou o local à direção do IQ, que concordou em cedê-lo, assim como o ICB e o Iesa, que detinham parte do espaço.
Fonte: Ascom UFG
