
Leituras de poemas abre Banquete de livros
A Editora UFG abriu na noite de quinta-feira (dia 26) a segunda edição do Banquete de Livros, encontro literário que visa a promover um diálogo entre o amor aos livros e a relação destes com a poesia, a crônica, o design gráfico, a biografia e a dramaturgia. O espetáculo Poesia e Voz, apresentado pelos poetas Antônio Cícero e Eucanaã Ferraz, foi a “entrada” do vasto banquete, que reúne até domingo (dia 29), no Centro Cultural UFG, escritores, atores e pesquisadores ligados à área da literatura para conversas e bate-papos sobre a arte de escrever, a inspiração e o processo criativo.
Cícero e Eucanaã fizeram leituras de poemas autorais e de outros autores como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. O público saboreou atentamente cada poema lido, entrecortado por falas e experiências relatadas do fazer poético de cada um, criando um ar intimista e aconchegante.
Os dois também dividiram o palco no primeiro dia de conversas sobre o livro e o tema poesia, na sexta-feira (dia 26). Para Cícero, muitos têm dificuldade em ler poesia e apreciá-la, como se aprecia uma obra de arte ou uma música. Para ele, poesia exige uma concentração inicial, diferente de outras artes: “Não se pode apreciar um poema sem se dedicar a ele”, afirma Cícero, criticando a falta de tempo livre do homem moderno cercado de tanta tecnologia. Por outro lado, o poeta admite que a leitura de um poema proporciona uma recompensa, ou seja, ela abre portas para experiências não utilitárias, não pragmáticas, enriquece nossa existência e nos transporta para uma outra dimensão do ser.
Para Eucanaã, a leitura do poema se dá no tempo da entrega, da exigência. Isso porque a impressão da primeira leitura de um poema, muitas vezes, é de estranheza e inquietação do leitor. “Se não houver entrega, dedicação, o leitor simplesmente “passa o olho” no poema e devolve o livro à estante, afirma Eucanaã.
A programação do Banquete de Livros prossegue até o domingo com conversas com outros autores sobre temas como biografia, Semana de Arte Moderna, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues, além do lançamento do livro Linha do tempo do Design Gráfico no Brasil, de Chico Homem de Melo e Elaine Ramos, e a leitura dramática de Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, com os atores Letícia Spiller e Fred Benedini.
Durante o Banquete de Livros, a Livraria UFG estará comercializando livros com descontos especiais.
Source: Editora UFG
Catégories: Evento