noticia8677.jpg

UFG inaugura Casa Projetos Sociais neste sábado (28/04)

Em 26/04/12 01:12.
O espaço, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), vai atender a Incubadora Social e outros projetos sociais e culturais promovidos pela universidade

A UFG realiza, no próximo sábado, dia 28 de abril, às 10 horas da manhã, no Câmpus Samambaia, a inauguração da Casa de Projetos Sociais da UFG, espaço vinculado à Pró-reitoria de Extensão de Cultura (Proec). O espaço foi criado com a finalidade de abrigar diversos projetos sociais e culturais da universidade e, principalmente, atender ao projeto da Incubadora Social, realizado em parceria com as Cooperativas de Catadores de Material Reciclável, que participam do programa Goiânia Coleta Seletiva, juntamente com o Ministério Público de Goiás, a Superintendência Regional do Trabalho de Goiás, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos da Secretaria Nacional de Economia Solidária. A sede da Casa Projeto Sociais fica ao lado do Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeg). Veja o mapa de localização

Na oportunidade também será realizado o lançamento de dez cooperativas de coleta seletiva em cidades no entorno de Goiânia, projeto que foi aprovado na Secretaria Nacional de Economia Solidária, em parceria com o Ministério Publico. O encerramento do evento será marcado por um almoço servido a todos os presentes no Restaurante Universitário da UFG.

Fernando Bartolo, coordenador do projeto da Incubadora Social, acredita no ganho de força da categoria em Goiás, a qual ganha maior voz no movimento nacional, por ser um evento de grande envergadura e importância social, já que chega a atingir uma dimensão de 2 milhões de reais, que serão aplicados durante três anos em uma parceria entre a comunidade acadêmica e os municípios do entorno de Goiânia. “A intenção é levar a universidade até essas comunidades, quebrar os muros invisíveis da iinstituição o que a gente tem conseguido nos últimos três anos. Então, esse momento representa a confirmação de todas as parcerias celebradas para a execução desses projetos”, afima o coordenador.

A incubadora existe desde 2008, quando iniciou suas atividades em conjunto com uma cooperativa de bordadeiras do Setor Caiçara, mas seu principal foco original sempre foi trabalhar com os catadores de material reciclável, por conta do lançamento da coleta seletiva em Goiânia. Atualmente a incubadora caminha para ampliar a sua área de ação, com programas de extensão na área de agricultura familiar.

Durante o evento, também será realizado uma exposição fotográfica dos trabalhos realizados nas cooperativas. A exposição é do jornalista Vinícius Batista.

 

Serviço:

 

Inauguração da Casa de Projetos Sociais da UFG

Data: 28 de abril

Horário: 10 horas

 

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Inauguração