Musas e apresentações artísticas no Espaço das Profissões
Anamaria Rodrigues e Layane Palhares
Fotos: Wéber Félix
Os visitantes que passaram pelo pátio da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), no Espaço das Profissões 2012, depararam-se com as apresentações artísticas realizadas pela Faculdade de Educação Física (FEF). Estudantes dos cursos de Educação Física e de Dança dividiram o palco com performances que chamaram bastante a atenção dos visitantes, que retribuíram com palmas e euforia.
Entre as apresentações estavam a dança de salão, o samba, o maculelê, a capoeira, a ginástica rítmica, entre outras. Até mesmo as lutas, que estão em alta no circuito das academias, como o Taekwondo, conseguiu atrair a atenção do público. No segundo dia do evento, pela manhã, os monitores da FEF ofereceram aulas de dança aos visitantes e no período da tarde foram retomadas as performances artísticas.
Outra atração foi preparada pela coordenação do curso de Museologia. Alunas do 1º período do curso fantasiaram-se de musas do Olimpo e percorreram as passarelas do câmpus entregando folhetos informativos sobre os museus e convidando as pessoas a conhecerem o espaço interativo do curso, que estava localizado em uma sala da FCS. Por ter apenas três anos de existência, poucos estudantes do Ensino Médio conhecem o curso da UFG e, por isso, uma alternativa foi chamar a atenção.

A professora do curso de Museologia, Ivanilda Junqueira, destacou a importância do evento como forma de divulgar os novos cursos. Segundo ela, “desde 2010 o Espaço das Profissões tem influenciado bastante a escolha dos vestibulandos. Na turma de 2011 entraram oito alunos no curso de Museologia como resultado desse evento”, informou.
Ivanilda Junqueira explicou que a graduação em Museologia possibilita a formação de profissionais especializados em conservação, documentação e gestão de museus, lugar este em que, de acordo com a mitologia grega, pedia-se inspiração das musas, protetoras das artes e das ciências em geral.
As musas, segundo a mitologia, eram personificações dos discursos em verso e viviam em um templo chamado Museion, um termo que deu origem à palavra museu como local de cultivo e preservação das artes e ciências.
Confira a cobertura completa do Espaço das Profissões clicando aqui.
资源: Ascom/UFG
