II Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis de Goiás é realizado na Faculdade de Direito

En 10/04/12 00:40 .
Movimento da categoria em Goiás tem apoio e orientação da universidade para ter voz em âmbito nacional

Ocorreu, no dia 31/03, o II Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis de Goiás. O evento, que lotou o auditório da Faculdade de Direito (FD), foi realizado pela segunda vez com o apoio e panejamento da Incubadora Social da UFG, que trabalha em parceria com o Programa Coleta Seletiva, oferecendo local, capacitação e assessoria técnica para o funcionamento das cooperativas.

De acordo com Fernando Bartolo, coordenador do projeto na Incubadora Social, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o evento marca a organização e o ganho de força da categoria em Goiás, fazendo que esta tenha maior voz no movimento nacional. “O Movimento Nacional de Catadores atua nas regiões Sul e Sudeste do Brasil há muitos anos e recebe a maior parte dos recursos destinados pelo governo federal. A organização da categoria em Goiás começou há dois anos, mas é essencial para que a região Centro-Oeste trabalhe juntamente com o movimento nacional e passe a ser o destino de mais investimentos do que é hoje”, explicou ele.


Ainda em 2012, segundo Bartolo, terá início uma extensão do projeto, em parceria com o Ministério Público do estado de Goiás, a Superintentência Regional do Trabalho de Goiás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos da Secretaria Nacional de Economia Solidária. A iniciativa irá alcançar a ordem de 2 milhões de reais, para atuação em mais dez municípios goianos, além da capital. “O projeto consiste na mobilização para a coleta seletiva nos municípios, além da organização das cooperativas de catadores, bem como a implantação de incubadoras locais. O fornecimento de recursos para a estruturação dessas cooperativas fortalece o movimento, tanto estadual quanto nacional”, declara Bartolo.

Fuente: Ascom/UFG