Palestra sobre expectativas do profissional de licenciatura convida estudantes para reflexão

Sur 09/03/12 03:25.
Evento faz parte da programação da calourada organizada pelo Diretório Central dos Estudantes

Na manhã desta quinta-feira, 08/03, foi realizada uma palestra com o tema “Meritocracia para quem? A expectativa do profissional de licenciatura no estado de Goiás”. A palestra ocorreu no auditório do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) e teve a participação da professora da Faculdade de Educação (FE), Mírian Fábia Alves, e do representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), professor Ruberval Gonçalves de Morais.

 

A professora Mírian Fábia falou a respeito dos desafios para uma educação de qualidade, entre os quais estão a formação de professores e a sua atuação quando inseridos no mercado de trabalho. Ela citou um problema comum dos cursos de licenciatura, que é o grande número de vagas ociosas. Além disso, de acordo com Mírian Fábia, muitas vezes professores que possuem formação em determinada área ministram aulas em outras disciplinas, por necessidade da escola.

 

O representante do Sintego, Ruberval Gonçalves de Morais, comentou sobre a dificuldade de unificação entre os trabalhadores da Educação, pois existem mais de 70 mil professores em Goiás. Ele disse que o maior impasse entre os trabalhadores e o governo se refere à questão financeira. Para Ruberval, as escolas devem retomar o diálogo com a comunidade, discutindo, por exemplo, a organização de grêmios estudantis, visando à construção de uma escola pública de qualidade.

 

Na ocasião estiveram presentes estudantes calouros do curso de licenciatura em Educação Física, que participaram ativamente da palestra com questões e comentários envolvendo o tema. A palestra foi promovida pelos Centros Acadêmicos de Geografia e de Educação Física e faz parte da programação da calourada organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFG).

Source: Ascom UFG