noticia8481.JPG

SBPC-GO traz Isaac Roitman para debater Urgência da Educação

On 09/03/12 02:33 .
Professor da UnB falará sobre o assunto nesta sexta, dia 9, às 10 hs, no Câmpus Samambaia, em promoção que une várias unidades da UFG

Para discutir soluções para o futuro da Educação no estado e a valorização da licenciatura, a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Goiás (SBPC-GO), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFG), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), o Instituto de Física (IF/UFG), o Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG), o Instituto de Química (IQ/UFG), a Faculdade de Letras (FL/UFG) e o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) promovem em conjunto o Seminário “Urgência da Educação”.

O evento ocorre nesta sexta-feira, 9/3, às 10 horas, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB I), no Câmpus Samambaia, em Goiânia. O assunto será abordado pelo professor Isaac Roitman, que é coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC e autor do livro com o mesmo tema do seminário, em co-autoria com o professor Mozart Neves Ramos.

Isaac Roitman coordena o movimento “SBPC: Pacto pela Educação”, lançado em 2009, iniciativa que conta com a parceria de entidades dos segmentos acadêmico, estudantil, empresarial, sindical e dos movimentos sociais Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

“A educação não pode continuar a ser uma política de governo. Ela deve ser reformulada e planejada e ser uma política de Estado. Para termos esta transformação, é necessário que a sociedade se mobilize permanentemente”, diz o professor.

O conjunto de entidades que compõem o movimento Pacto pela Educação vem elaborando propostas para curto, médio e longo prazo e apresentando-as aos governos das três instâncias, com o desafio de garantir que essas proposições tenham continuidade na atual década. Entre as propostas destacam-se: formação e valorização do professor; ambiente escolar adequado; processos pedagógicos permanentemente atualizados, nos quais os estudantes deverão ser estimulados para a criatividade, a crítica, a responsabilidade social; conteúdos apropriados; utilização das inovações no campo da comunicação; e avaliação como processo de melhoria da aprendizagem e da gestão profissional.

Integrantes da Comissão Provisória da SPBC-GO, os professores da UFG Reginaldo Nassar e Romão da Cunha Nunes consideram muito importante o retorno do professor Isaac Roitman (ele esteve em Goiânia ano passado) para falar de soluções para a educação pública em Goiás. “Precisamos envolver todos nesta discussão, no momento em que os governos alegam estar passando por dificuldades financeiras. A educação não pode ficar refém de humores governamentais”, diz o professor Reginaldo. Para o professor Romão, o seminário reforça a participação histórica do movimento científico e universitário na luta pela educação pública de qualidade.

Quelle: SBPC/GO

Kategorien: Debate