II Workshop Multicultural contribui para a internacionalização da UFG
Marcela Borges
Foto: Tiago Gebrim
Professores da UFG reuniram-se , nesta terça-feira, com os estudantes estrangeiros que estão na universidade por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico-Internacional (PIAI) e Programa de Estudantes e Convênio (PEC-G). O objetivo do encontro é apresentar a UFG e o comprometimento da administração central com os estrangeiros.
A iniciativa do evento partiu do professor Lawrence Gonzaga Lopes (Prograd), responsável pelo PEC-G. “Como ele reúne estudantes estrangeiros que vêm para a UFG fazer os cursos de graduação integralmente na universidade, nós decidimos fazer um evento mais amplo, envolvendo também os alunos de intercâmbio, que permanecem aqui por um curto período de tempo”, explicou a professora Ofir Bergemann de Aguiar, coordenadora de Assuntos Internacionais.
O II Workshop Multicultural da UFG é uma parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), pois reúne tanto os estudantes estrangeiros que fazem o curso de graduação na UFG pelo PEC-G, responsabilidade da Prograd, quanto os estudantes que a universidade recebe por meios de outros convênios internacionais para estudar apenas alguns meses na instituição, responsabilidade da CAI.
Sandramara Matias, pró-reitora de Graduação, ressaltou a importância de desenvolver esse trabalho conjunto: “a CAI auxilia no processo de estabelecer contatos, convênios e articular a ida e vinda dos estudantes. Já a Prograd, por meio dos órgãos ligados a ela e por meio das coordenações, faz todo acompanhamento da permanência desses estudantes de graduação na UFG, controle acadêmico e assistência às questões acadêmicas desenvolvidas pelos estudantes quando estão no Brasil”.
No Centro de Eventos estavam presentes alunos da América Latina, África e Estados Unidos. Durante a tarde, todos participaram de palestras que envolvem as atividades dos intercambistas – os programas de mobilidade de estudantes de graduação da CAI, as implicações do PEC-G e precauções e riscos para a saúde do viajante.
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, falou diretamente aos estudantes estrangeiros sobre a importância do encontro para a internacionalização da universidade. A presença dos intercambistas e sua perspectiva ajudam no desenvolvimento da UFG. “O objetivo de todos da instituição é criar um ambiente em que os intercambistas se sintam estimulados, inclusive, para divulgar a univesidade em seus países, para que mais estudantes optem pela Universidade Federal de Goiás”, destacou o reitor.
II Workshop Multicultural no Centro de Eventos da UFG
资源: Ascom/UFG
类别: Encontro