Inaugurada ampliação do polo de educação a distância em Goianésia
Na manhã do dia 06 de março o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e Leonardo Barra Santana de Souza, diretor do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG), participaram da inauguração da ampliação do polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil em Goianésia. A reforma proporcionará uma melhor infraestrutura para os 208 alunos que atualmente utilizam esse espaço para encontros presenciais, aulas práticas em laboratórios, pesquisas e realização de provas.
O polo, estabelecido na cidade em 2008 e que já possui 133 egressos, hoje oferece as licenciaturas em Física, Artes Visuais, Biologia e Educação Física, além da especialização em Mídias na Educação, Metodologia do Ensino Fundamental e licenciatura em Informática, este último curso oferecido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Segundo o diretor do CIAR, atualmente a UFG conta com mais de 30 polos de educação a distância em Goiás, contribuindo para que “o ensino superior alcance lugares que de outra forma as universidade federais não alcançariam”, afirmou Leonardo Barra.
Durante a visita, Edward Madureira destacou que a adequação da nova estrutura do polo demonstra a potencialidade da educação a distância, especialmente quando existe o fortalecimento de parcerias entre diversas instâncias do poder público. Segundo o reitor, para a manutenção da qualidade na educação a distância é necessário que exista um tripé entre o Ministério da Educação, as universidades públicas e o mantenedor do polo (prefeituras ou governo estadual). Sebastiana Rezende, coordenadora do polo em Goianésia, declarou que a manutenção e o funcionamento dos cursos é possível graças a parcerias entre a UFG, a Prefeitura de Goianésia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério da Educação (MEC), o governo estadual e a UEG.
Durante visita ao polo, o prefeito de Goianésia, Gilberto Naves, ressaltou a importância da educação a distância e colocou a cidade à disposição para receber um câmpus da UFG. Já o secretário de estado das Cidades, Igor Montenegro, frisou que a criatividade também é uma característica importante para proporcionar uma educação superior de qualidade e que as diversas instâncias do governo devem estar comprometidas com o objetivo maior da promoção de melhores condições de vida.
Fonte: Gabinete Reitoria/UFG
