Pesquisa sobre lazer e políticas culturais em Goiânia está disponível na internet

Em 06/02/12 02:44.
O trabalho é de autoria do professor Cleber Dias, da Faculdade de Educação Física

“Quantas instalações dedicadas às artes, à cultura e ao lazer existem em Goiânia? Onde estão localizadas? Quais são os critérios que orientam suas formas de distribuição social e geográfica? De que maneira o poder público deve subsidiar ações nessa área? Como o Estado deve assumir o compromisso com a promoção cultural?", foi por meio desses questionamentos que o professor Cleber Dias, da Faculdade de Educação Física (FEF), realizou um inventário dos equipamentos culturais de Goiânia.

De posse de informações das mais diversas, ele analisou também as ações de políticas públicas que promovem o acesso ao lazer e à cultura. O resultado dessa pesquisa está presente na obra Em favor do cotidiano: lazer e políticas culturais em Goiânia, publicada no fim de 2011 pela Editora da PUC-Goiás.

"Cruzando e confrontando informações diversas, avaliaram-se as oportunidades disponíveis aos cidadãos de Goiânia para o acesso e o usufruto do lazer e da cultura. Nesse sentido, o esforço das políticas culturais da cidade aparece como veículo privilegiado para o atendimento das expectativas de consumo cultural dos privilegiados. Grupos com elevado poder de compra, moradores das áreas nobres e muitos anos de escolaridade são, em suma, os principais beneficiados por essas políticas", indica o resumo da obra, o qual apresenta provocações como um convite à leitura. A pesquisa teve apoio do programa Rede Cedes, do Ministério do Esporte.

O professor Cleber Dias é vinculado à Faculdade de Educação Física (FEF) e ao programa de pós-graduação interdisciplinar em Direitos Humanos, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. Para quem se interessar, o livro está disponível na íntegra para download: Clique aqui!

Fonte: Ascom/UFG