noticia8325.jpg

Candidatos à residência médica no HC realizam prova prática

On 30/01/12 02:10 .
Centro de Seleção montou grande estrutura para a realização do exame em que concorrem profissionais de todo o país

Por Silvânia Lima

 

No último domingo, 22, um grupo de bacharéis em Medicina, 216 ao todo, concorrentes da segunda etapa do concurso de Residência Médica do Hospital das Clínicas (HC), fizeram prova prática do concurso, coordenado pelo Centro de Seleção da UFG. O coordenador da Comissão de Residência Médica do HC, Onofre Neto Alves, informou que esta foi a primeira vez que os candidatos à Residência Médica no HC são submetidos à prova prática, cujo objetivo foi avaliar as habilidades em relação ao atendimento. A prova vale 40% do concurso, composto ainda por prova teórica e análise de currículo.

 

Para tanto, o Centro de Seleção da UFG treinou cerca de 66 "atores", escolhidos entre membros da própria comunidade universitária, para fazerem o papel de pacientes em situações simuladas nas cinco especialidades avaliadas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Preventiva. A prova permitiu avaliações específicas, envolvendo anamnese, exame físico, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, plano terapêutico, demonstração de procedimentos médicos, orientação aos pacientes e familiares e relação médico-paciente.

 

Assim, os candidatos foram divididos em quatro grupos, cada qual contando com um hora para realizar a prova, dez minutos para instruções gerais e dez minutos em cada uma das cinco estações. Em cada estação, dentro de um consultório, em que se encontravam o paciente e o avaliador, o desafio do candidato foi oferecer o melhor atendimento para a situação específica proposta no concurso.

 

Esta foi a segunda etapa do concurso, iniciado em dezembro com a prova de conhecimentos teóricos, e está prevista ainda a análise de currículo. Participam candidatos de todo o país que disputam 72 vagas em 34 especialidades médicas. O professor Onofre Alves Neto ressalta o número total de inscritos no concurso, 496 candidatos, motivados não só pela qualidade do treinamento na UFG mas pelo aumento gradativo de vagas. Este ano foram oferecidas oito vagas a mais do que em 2011.

 

A residência médica, estágio obrigatório para a obtenção do título de especialidades médicas, com duração de  no mínimo dois anos, conta com bolsa do MEC, no valor de R$2.600,00. O treinamento exige dedicação exclusiva, com carga de 60 horas semanais, com direito a férias anuais.

Outro grupo de candidatos para especialidades com pré-requisito, como a Cardiologia, que exige dois anos e exercício de Clínica Geral, farão prova prática em 7 de fevereiro.

Quelle: Ascom/UFG