Comparecimento de classificados pelo SISU foi menor que o esperado
Classificados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para a UFG efetuaram matrícula nos dias 19 e 20 de janeiro. Este ano, a UFG disponibilizou 20% das vagas para o SISU, resultando em 1.075 selecionados. Entretanto, levantamentos preliminares, ainda não oficiais, mostram que o número de matrículas foi baixo, principalmente para as licenciaturas. Mesmo nos cursos costumeiramente mais concorridos, como Medicina e Engenharia Civil, não foram preenchidas todas as vagas.
De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, a aprovação de estudantes pelo sistema em várias universidades do país pode ter contribuído para o não preenchimento das vagas em alguns cursos. “Estudantes aprovados em outros locais do país têm a possibilidade de escolher em qual instituição se matricular, deixando ociosas as vagas reservadas em seu nome nas outras universidades. Essas vagas serão ocupadas posteriormente, quando for publicada a segunda chamada do processo seletivo”, explicou ela.
Aos convocados em segunda chamada, recomenda-se o cuidado de portar, no ato da matrícula, todos os documentos exigidos, conforme o edital. Segundo a coordenadora de matrícula da Pró-reitoria de Graduação, Gisele Lúcio Petrilo, um erro comum dos candidatos é esquecer de trazer algum dos documentos necessários, como o histórico escolar ou o certificado de conclusão do ensino médio. “O edital prevê que sem a documentação completa, a matrícula não poderá ser realizada”, explicou ela. A segunda chamada, para o preenchimento das vagas remanescentes, será divulgada no dia 26 de janeiro e as matrículas serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro.
Fonte: Ascom/UFG
