
UFG oferecerá Mestrado em Performances Culturais
Visando atender à crescente demanda por cursos de pós-graduação que ofereçam formação interdisciplinar na área da cultura no Brasil, profissionais da UFG e PUC Goiás, ligados à Rede de Pesquisa em Performances Culturais (FAPEG/CAPES), criaram o curso de Pós-graduação em Performances Culturais. O curso, ligado à Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, foi recomendado jpela CAPES em dezembro de 2011 já com nota 4 e deve realizar sua primeira seleção no segundo semestre deste ano. Está prevista a oferta de 20 vagas.
O objeto de estudo da área inclui uma variedade de manifestações populares, tradicionais, festas, rituais e celebrações sagradas e profanas, jogos, contos, cantos e danças diversas, práticas espetaculares e teatrais. Hoje são mais de trinta centros de estudos de pós-graduação espalhados em universidades de todo o mundo, mas este é o primeiro curso de pós-graduação aprovado no Brasil. Há uma demanda crescente pela formação especializada e específica no campo de estudos das performances culturais, de caráter regional e também nacional, além do incremento de uma oferta variada de empregos e ocupações em atividades ligadas à implantação de políticas culturais, assessorias no domínio do conhecimento das práticas culturais em perspectiva científica, bem como à gestão de centros culturais e museus. Reconhece-se uma oportunidade de preencher as lacunas existentes, por meio da criação de uma nova experiência de formação, em nível de pós-graduação, para os profissionais que atuam ou pretendam atuar no campo da Arte e da Cultura.
Mais informações poderão ser obtidas com o coordenador do Mestrado, Robson Corrêa de Camargo, pelo e-mail robson.correa.camargo@gmail.com com o título Mestrado em Performances Culturais.
Veja aqui mais informações sobre o curso e a seleção
Fonte: UFG
Categorias: Pós-graduação