noticia8287.jpg

Museu Antropológico tem dois projetos aprovados em editais nacionais

Sur 29/12/11 08:10.
A seleção foi feita pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que financiará iniciativas de modernização de acervos em todo o país

O Museu Antropológico fecha o ano de 2011 com dois projetos de pesquisa aprovados no edital Modernização de Museus e no Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, ambos do Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, do Ministério da Cultura.

O primeiro deles, Tratamento técnico e disponibilização do acervo iconográfico e documental do Museu Antropológico da UFG, foi elaborado pela Coordenação de Integração Faculdade de Ciências Sociais-Museu Antropológico, professores do curso de Museologia e servidores do Museu Antropológico. A coordenação da pesquisa ficará a cargo das professoras Vânia Dolores Estevam de Oliveira e Vera Regina Barbuy Wilhelm. Além dessa pesquisa se constituir em um importante instrumento de organização e divulgação do acervo iconográfico e documental do Museu, ela também vem consolidar a parceria entre o Museu Antropológico e a Faculdade de Ciências Sociais.

O segundo, Imagens e relatos de um sertão desconhecido: organização e tratamento técnico do acervo Acary de Passos Oliveira, foi elaborado e será coordenado por Rosani Moreira Leitão e Gustavo Oliveira Araújo, respectivamente coordenadores de Antropologia e de Museologia do Museu Antropológico. O objetivo desta pesquisa é organizar e tornar público um importante acervo do professor, sertanista e primeiro diretor do Museu, Acary de Passos Oliveira, constituído de fotografias, slides, correspondência e diários de campo, recentemente doado ao Museu por uma de suas filhas, Ana Cristina Delgado de Oliveira.

Os dois projetos de pesquisa integrarão profissionais especializados em conservação e documentação museológicas, pesquisa histórica e antropológica e abrirão vagas para estágio de estudantes das áreas de Museologia, Ciências Sociais e História.

Os recursos de ambos os projetos serão administrados financeiramente pela FUNAPE, Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG.

Source: Museu Antropológico

Catégories: Apoio