Ano premiado para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG

Sur 08/12/11 00:50.
Propostas dos estudantes ganham destaque em eventos internacionais, como a 9ª Bienal de São Paulo, encerrada em 4 de dezembro

Os alunos Guilherme Trad, Isabella Fonseca de Almeida Brito e Flávio Fernandes Vasco foram premiados com o terceiro lugar no Concurso Internacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, realizado durante a 9ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (encerrada em 4 de dezembro).

 

O concurso tinha como objetivo valorizar a criatividade nas soluções apresentadas por estudantes de Arquitetura e Urbanismo, além de promover o debate sobre o papel do arquiteto e urbanista na construção dos espaços humanos e da cidadania. A proposta dos estudantes da UFG era de um edifício multiuso que se relacionava com as questões de densidade, mobilidade, socialização e convívio, impacto ambiental, de interação entre o tecido urbano e as preexistências culturais. Segundo os alunos, “a proposta busca a interação de um terreno com uma área verde e pública semiutilizada na região central de Goiânia, com o desafio de garantir inclusão social e direito à cidade num complexo arquitetônico de habitações coletivas, serviços, comércios e equipamentos públicos. Assim, o conjunto edificado estabelece grandes vínculos de convivência com a cidade por meio de generosas entradas, permeabilidade e espaços públicos favoráveis, ampliando ainda mais as fronteiras do habitar a cidade.”

 

A proposta do trabalho foi desenvolvida na disciplina “Projeto 4”, sob orientação dos professores Bráulio Romeiro e Camilo Vladimir de Lima Amaral, no segundo trabalho da disciplina, cujo tema era desenvolver alternativas de habitação para a inclusão social na cidade, promovendo o direito à moradia.

 

Proposta premiada em 3º lugar na Nona Bienal Internacional de São Paulo, de Isabela Brito, Guilherme Trad e Flávio Vasco

 

 

Além do trabalho premiado, foram selecionados para a exposição digital na Nona Bienal mais cinco trabalhos desta disciplina, elaborados pelos alunos: Pedro Gil Carto, Marília Milhomem Pereira e João Paulo Ferreira de Morais; Anderson da Silva, Marina Nahas e Raiane da Silva Dias; Isabela Borba, Amanda Lima Caetano e Gabriela Amanda Batista de Queiroz; Paulo Gustavo de Araújo Perini, Robson Martins da Silva Leão Júnior e Mathias Joseph Monios.

 

Premiados - Além da Bienal, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG receberam outros prêmios no decorrer do ano de 2011.

 

Destaca-se a menção honrosa recebida no concurso "Desafio Universitário Termomecânica – Prêmio Salvador Arena 2011" (Associação Brasileira de Metalurgia), pelo trabalho desenvolvido pelos alunos Anderson da Silva, Robson Martins da Silva Leão Júnior e Mathias Joseph Monios, também orientados pelos professores Bráulio Romeiro e Camilo Vladimir de Lima Amaral, durante o primeiro tema de projeto de sua disciplina. O concurso buscava premiar trabalhos inovadores em design, que se utilizam do cobre como sistema construtivo. A proposta dos alunos desenvolve uma Unidade Mínima de Habitação Sustentável, que além de atender às funções de uma moradia convencional, conta com grande flexibilidade espacial, alto rigor na ergonomia, conforto ambiental, e mecanismo de sustentabilidade e redução de consumo, podendo ser implantada em diversos lugares.

 

 

Proposta premiada no Prêmio Salvador Arena 2011, de Mathias Monios, Robson Leão e Anderson Silva

 

 

Outra importante participação foi no concurso internacional “eVolo 2011 International Skyscraper Competition (USA)” cuja proposta foi selecionada para publicação em livro. A proposta foi elaborada pelos alunos Paulo Gustavo de Araújo Perini, Robson Martins da Silva Leão Júnior e  João Paulo Ferreira de Morais.

 

Proposta selecionada no concurso internacional "eVolo 2011 International Skyscraper Competition (USA)"

 

 

Source: Arquitetura e Urbanismo