Violinista Pedro Rogério Aguiar vence concurso internacional
Na última quinta-feira, dia 17 de novembro, o aluno da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), Pedro Rogério Aguiar, conquistou o 1º lugar no Concurso Internacional de Guitarra de Punta del Este, no Uruguai. O concurso ocorreu no período de 04 a 17 de novembro de 2011 e foi dividido em duas fases: Eliminatória e Final.
Na prova eliminatória, Pedro interpretou o “Estudo XI”, de H. Villa-Lobos e “Invocación y Danza”, de J. Rodrigo. Na prova final, interpretou duas obras do uruguaio Abel Carlevaro, intituladas “Campo” e “Tamboriles”, o que lhe rendeu, ainda, o prêmio Alfredo Puig, entregue à melhor interpretação de um compositor uruguaio. O músico apresentou também a “Sonata Omaggio a Boccherini”, de M. Castelnuovo-Tedesco.
Participaram do concurso 15 violonistas de vários países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Chile e México. Com a conquista do 1º lugar e o prêmio Alfredo Puig, Pedro Rogério recebeu um total de U$ 3.500 como premiação.
Semifinal do Concurso "Pré-Estreia"
Além desta conquista, o violonista Pedro Rogério é semifinalista do maior concurso de música erudita do país, o Concurso “Pré-Estreia”, da TV Cultura, que premiará com R$ 35.000 o 1º lugar, e R$ 15.000 para o 2º lugar, além da oportunidade de estudar por 15 dias na Julliard School, em Nova Iorque, com todas as despesas pagas.
Pré-estreia é o novo programa da TV Cultura. Em forma de concurso, o programa foi especialmente pensado para apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira, sejam eles instrumentistas e cantores solistas ou grupos de música de câmara, formados por até oito integrantes. Os 24 candidatos escolhidos pela Comissão de Seleção vêm de diferentes cidades do Brasil.
Carreira
O músico Pedro Rogério Aguiar iniciou seus estudos com Maurizio Martins no teatro de Sobradinho/DF. Aos quinze anos tornou-se estudante na classe da professora Maria Aparecida Alvim, no CEP/ Escola de Música de Brasília. Em 2008, Pedro começou o curso de bacharelado em Violão, sob a orientação de Eduardo Meirinhos, na Universidade Federal de Goiás.
Como performer ativo, Pedro Rogério Aguiar tem se apresentado em diversas salas de concerto no Brasil e no exterior, tais como Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, Teatro Lêvino de Alcântara da Escola de Música de Brasília, Sesc Cidadania, Smith Recital Hall na Marshall University (EUA), no Centro Cultural Marcó Del Pont (Argentina) e como artista convidado da BRAVIO- Associação Brasiliense de Violão -, entre outras.
Dentre as suas premiações estão: o 1º prêmio no XVII Concurso Souza Lima (2006, São Paulo), o 1º prêmio no I Concurso Jovens Talentos da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2008, Goiânia), o 2º prêmio no Concurso do Festival de Inverno de Brasília na Universidade de Brasília (2007, Brasília), o 1º prêmio unânime e com louvor no V Concurso Eustáquio Grilo (Brasília, 2011) e Prêmio Revelação no Concurso de Violão do MASP- Homenagem a Henrique Pinto (São Paulo, 2011).
Em 2010, Pedro estudou na Marshall University (EUA), com bolsa de estudos integral concedida pela CAPES/FIPSE, onde foi aluno do professor Júlio Ribeiro Alves.
Fonte: Emac/UFG
