Obstáculos na formação de professores
Na programação, os participantes conferem apresentação de trabalhos nas modalidades Grupo de Trabalhos (GTs), material didático e pôsteres de diversas áreas acadêmicas, além de mesas-redondas que reúnem acadêmicos, especialistas e autoridades para discutir assuntos que complementam o tema da primeira mesa-redonda do evento: “Os desafios da formação de professores para a Educação Básica”. Desafios que os docentes enfrentam diariamente, como a falta de investimento na educação pública, desvalorização do trabalho do professor, carga horária de trabalho excessiva, somados a um vencimento-base de valor baixo, entre outros obstáculos que atrapalham a sua formação como intelectuais e pesquisadores da área da Educação.

Da esquerda para a direita: Rafael Mafra, Sandramara Matias e Míriam Fábia Alves
Para complementar a ideia, levando para a discussão o apoio das políticas públicas, o outro convidado da mesa, Rafael Mafra, membro da diretoria de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), diz acreditar que “uma das maneiras de superar esses desafios é através da formação continuada de professores”. Além da licenciatura, o professor deve dedicar-se a cursos, ao longo da carreira, para complementar sua formação. “Uma das iniciativas do MEC para suprir a demanda da formação continuada do docente é o curso a distância”, enfatizou Rafael Mafra. Acerca da falta de investimento, Rafael Mafra revelou que “será aprovado para 2012 uma lei orçamentária de 70 milhões, pode não ser tudo que a educação precisa, mas já é um avanço”.
Neste cenário, a formação de professores, a valorização profissional e as condições efetivas de exercício da docência estão vinculadas às políticas de financiamento, para promover mais programas e desenvolver uma ação educativa capaz de preparar professores e estudantes para compreender e transformar, positiva e criticamente, a sociedade brasileira.
Source: Ascom/UFG
Categories: Educação Básica
