II Volta da UFG reuniu mais de 500 participantes
Na manhã do dia 27/11, o Câmpus Samambaia recebeu mais de 500 pessoas para a II Volta da UFG. A segunda edição do evento reuniu servidores técnico-administrativos, professores, estudantes e a comunidade. Realizado pela Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF), conta com a participação e o apoio de outras unidades, como a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Faculdade de Nutrição (Fanut).
Mais de 50 estudantes de Educação Física auxiliaram na organização do evento, dando informações aos participantes, distribuindo os números e os chips - para o controle do tempo de chegada dos corredores-, fiscalizando e acompanhando os participantes durante o percurso. Para os inscritos na corrida, o trajeto consistia em completar duas voltas pelo anel do câmpus, finalizando 8,5 quilômetros de distância. Já para os participantes da caminhada, o percurso seria pela metade, com 4,3 quilômetros.
Ainda antes da largada, alguns estudantes recolhiam dados dos participantes para traçar um perfil técnico. De acordo com o professor da FEF, Juracy Guimarães, o objetivo é saber quem são os atletas e qual o nível técnico deles para a elaboração de um banco de dados, e futuramente para a criação de uma coordenação de esporte e lazer.
O apito para a largada foi dado pelo reitor Edward Madureira Brasil, às 8h40. Pouco tempo depois, o primeiro competidor alcançava a faixa de chegada. Uander Marcos de Paula e Silva, 36 anos, foi campeão pela segunda vez na corrida, completando o percurso de duas voltas em 28 minutos e 43 segundos.
O campeão corre desde 1997. Com patrocínio dos Correios, mesma empresa que o emprega como carteiro, ele também treina pouco mais de 20 jovens atletas, com a experiência adquirida ao longo dos anos de corrida. Ele lamenta a pouca atenção que os patrocinadores dão aos atletas de corrida, pois no Brasil essa modalidade esportiva ainda não tem tanto prestígio como o futebol, por exemplo.

Equipe de servidores da UFG que participaram da Volta, acompanhados pelo o reitor Edward Madureira, o pró-reitor de Administração e Finanças, Orlando Valle do Amaral, e o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Ernando Melo Filizzola
O pró-reitor da Procom, Ernando Melo Filizzola, afirmou que “o mais importante é estimular hábitos saudáveis. A universidade está muito preocupada com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus servidores e dos seus alunos, e uma corrida como esta vai estimular a prática de atividade física”.
Os estudantes de Agronomia, Leonardo Silvério e Wharris Deyge Silva, participaram da corrida pela primeira vez e elogiaram a organização. Leonardo conseguiu o quinto lugar em sua faixa etária. Ambos afirmaram que competirão em 2012, na terceira edição do evento, que, de acordo com os organizadores, será realizado no último domingo de novembro.
Entre os servidores da UFG, Wagner Ferreira Lemes, 53 anos, conseguiu o primeiro lugar na categoria masculina de 51 a 60 anos. O servidor do Instituto de Física contou que já pratica o atletismo há 32 anos. Para ele, o percurso melhorou em comparação ao do ano passado, mas ainda há problemas. “A estrada tem muitos buracos no asfalto, o que, além de ser perigoso, diminui o nível técnico dos atletas”, observou.

No alto do pódio, Uander Marcos de Paula e Silva conseguiu ser bicampeão da Volta da UFG
Wagner Lemes declarou ter se surpreendido com a quantidade de inscritos, pois a divulgação não foi tão ampla. “Ano que vem a tendência é dobrar o número”, apostou. Pouco antes de saber o resultado da corrida, Wagner contou que, se ganhasse em primeiro lugar, iria para a maratona de São Silvestre.
Os primeiros lugares na corrida subiram ao pódio e receberam troféus. Aos que conquistaram o quarto, quinto e sexto lugar foram entregues medalhas, e os participantes da caminhada ganharam medalhas e certificado de participação.

Confira fotos da II Volta da UFG aqui.
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: Esporte
