noticia8082.JPG

Agro Centro Oeste 2012 terá como prioridade a agricultura familiar

On 26/10/11 23:54 .
Na Escola de Agronomia, é discutido como promover o evento de forma compartilhada e voltada aos pequenos produtores rurais

A feira Agro Centro Oeste, realizada pela Escola de Agronomia (EA) entre 2000 e 2008, é costumeiramente lembrada por sua importância, pela exposição de maquinários e insumos agrícolas de diversas marcas, pelo nível de especificidade técnico-científica de palestras, cursos e seminários. Sua importãnica, por certo, sempre foi atribuída à “popularização” da alta tecnologia e aos debates sobre agronegócio. No entanto, em 2012, aideia é inverter o eixo e organizar um evento voltado para a agricultura familiar, bem como para saberes que podem ser compartilhados entre os sujeitos do campo e da cidade.

A proposta surgiu do Grupo de Extensão, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (Gepaaf), que leva em conta o fato de 84,4% dos estabelecimentos rurais brasileiros serem representados por pequenas propriedades e assentamentos. Eles, contudo, estão dispostos em um espaço correspondente a 24,3% da área agricultável do país. Os dados evidenciam que a produção dos pequenos é importante, sobretudo para a economias local, mas ainda não está na agenda socioeconômica do país.

Com base nessa premissa, foi realizado na quarta-feira, 19/10, na miniauditório da EA, o seminário “As diferentes áreas de formação e suas contribuições para a agricultura familiar”. Envolvendo os cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Nutrição, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos, entre outros, o evento teve como objetivo compartilhar informações sobre o tema e iniciar uma preparação para a Agro Centro Oeste 2012.

 

Estudantes da UFG debatem como deve ser a programação da Agro Centro Oeste 2012, cujo enfoque será dado à agricultura familiar

 

Na oportunidade, discentes de cada curso expuseram como compreendem a agricultura familiar e fizeram sugestões sobre como deverá ser a programação da feira no ano que vem. A questão posta ao grupo foi: “como tornar a participação dos estudantes na Agro Centro Oeste ativa e protagonista?”.

Uma conversa será estabelecida também com os produtores rurais, na próxima quarta-feira, 26/10, às 14h. Reunindo representantes de cooperativas do interior de Goiás e líderes de movimentos campesinos, a ideia é, novamente, ouvir o que os grupos têm a dizer sobre a possibilidade de um evento que os contemple, expressando suas necessidades e seus interesses. Esse próximo seminário, intitulado “Empreendimentos familiares em Goiás”, está aberto a todos os interessados.

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Preparativos