Editora UFG lança segunda edição do livro que avalia o Plano Nacional de Educação

In 19/10/11 03:00 .
Lançamento ocorre durante o XX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, na quinta-feira (20)

A Editora UFG lança, na próxima quinta-feira (20/10), a partir das 8 horas, na Faculdade de Educação/UFG (câmpus I) a segunda edição do livro Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Publicado em co-edição com a Autêntica Editora e organizado por Luiz Fernandes Dourado, o livro é resultado de intensa pesquisa desenvolvida nos últimos três anos, envolvendo pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Federal de Goiás (IFG), sob a coordenação da UFG, em parceria com a Secretaria Executiva Adjunta (SEA) do Ministério da Educação (MEC).

 

O lançamento do livro ocorre durante o XX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação/UFG e terá a participação do secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e do representante do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), professor César Minto.

 

O livro apresenta avaliações e proposições acerca da proposta de Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/2010), encaminhada pelo Executivo Federal, em tramitação no Congresso Nacional. A avaliação do PNE (2001-2008) encontra-se anexada ao livro por meio de um CD, que traz três volumes, focalizando os seus níveis, etapas, modalidades e temáticas, abarcando a análise pormenorizada de cada uma das metas do Plano. Para a efetivação da pesquisa, a equipe contou com o apoio da SEA/MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e a participação das demais secretarias do MEC. Para isso, foram realizadas reuniões de trabalho para avaliar e testar indicadores com a avaliação das metas, além de seminários e outras atividades. Houve também a contribuição dos pesquisadores na elaboração dos documentos fundamentais para as conferências nacionais de educação básica e de educação. Para o professor Francisco das Chagas, o livro Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliações e perspectivas é um trabalho de referência na área de educação, especialmente na subárea de políticas educacionais. “Com essa segunda edição, o trabalho contribui ainda mais para aprofundar as análises, discussões e contribuições sobre a melhoria do PL 8.035/2010, proposta do Executivo Federal para o PNE 2001-2020, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional”, afirma o professor no prefácio do livro.

 

Sobre o autor:

Luiz Fernandes Dourado é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como coordenador do GT Estado e política Educacional da ANPED, diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura (NEDESC) da FE/UFG.

 

Título: Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas (2ª ed)

Autor: Luiz Fernandes Dourado (Org.)

Ano de publicação: 2011

Acabamento: Brochura

Medidas: 16 x 22 cm

N° de páginas: 344

Fonte: Editora da UFG