Escola de Música e Artes Cênicas promove divulgação científica e apresentações artísticas
Texto: Pollyana Reis
Fotos: Carlos Siqueira


Apresentações de músicos na abertura do evento
Começou ontem (28) na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG o XI Seminário Nacional de Pesquisa em Música e o IX Encontro Internacional de Contrabaixistas. Na solenidade de abertura estiveram presentes o vice-reitor da UFG, professor Eriberto Bevilaqua Marin, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Divina das Dores de Paula Cardoso, a diretora da Emac, professora Ana Guiomar Rego Souza, a coordenadora do mestrado em Música, professora Cládia Zanini, e a coordenadora da programação artística do evento, professora Sônia Ray.
A diretora da EMAC declarou que o evento reflete a pluralidade e a diversidade cultural brasileira na música. O vice-reitor afirmou que seminários e encontros são oportunidades de aprendizado, reflexão e troca de experiências entre os alunos, professores e palestrantes. Cerca de 60 trabalhos foram inscritos e espera-se que mais de 100 participantes passem pelo evento. Lembrando que a programação artística é aberta ao público, confira programação.

Professora Ana Guiomar Rego Souza, diretora da EMAC
O graduando de licenciatura em Violão da EMAC, Raphael Almeida, acredita que o seminário é uma oportunidade para conhecer pesquisadores em Música de outras instituições. Ele pretende participar da Masterclass de Música Antiga para aprimorar seus estudos na área. Já a estudante da UFG, Maíra Nogueira, está participando do evento para conferir os recitais e participar de alguns minicursos e masterclass.
A abertura do evento contou com um recital de contrabaixo executado por músicos do estado, composto por seis peças, algumas acompanhadas por piano, clarineta e vocais. Até o dia 1º de outubro haverá outros recitais e vários minicursos e masterclass. Participarão o professor Barry Green, pela primeira vez no Brasil, para apresentar o minicurso Inner Game of Music, e também professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e da Universidade de Brasília (UnB),entre outras instituições.

Da esquerda para a direita: o vice-reitor, professor Eriberto Bevilaqua; a diretora da EMAC, professora Ana Guiomar Rego Souza; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Divina das Dores de Paula Cardoso; a coordenadora do mestrado em Música, professora Cládia Zanini; e a coordenadora da programação artística do evento, professora Sônia Ray
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Pesquisa
