noticia7882.jpg

Ministério da Saúde realiza pesquisa nacional para integrar ações em Saúde e Segurança

On 26/09/11 04:47 .
Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG vai coordenar as atividades em Goiânia

Segundo o Ministério da Saúde, as conseqüências da violência e de acidentes para o sistema de saúde e para a sociedade requerem o aperfeiçoamento dos sistemas de informação de mortalidade e morbidade por causas externas, com vistas a subsidiar as políticas públicas para a prevenção do problema, atenção integral às vítimas e promoção da saúde e cultura da paz. Para detectar formas de combater esses problemas, em 2006 o Ministério da Saúde implantou o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), com a finalidade de viabilizar a obtenção de dados e divulgação de informações sobre violências e acidentes.

No ano de 2011, a pesquisa será realizada em todas as capitais brasileiras simultaneamente. Em Goiânia, a mesma será coordenada pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás, com parceria da Secretaria Estadual de Saúde.

O “VIVA Inquérito 2011” será realizado entre os dias 1º e 30 de setembro de 2011 no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), CIAMS Novo Horizonte e CAIS do Jardim Curitiba, onde serão entrevistados aproximadamente 2000 usuários do SUS atendidos nestas unidades . O inquérito tem o objetivo de descrever o perfil epidemiológico das vítimas e do provável autor de violências e acidentes atendidas em unidades de urgência e emergência, além de identificar fatores de risco e de proteção associados à ocorrência de violências e acidentes e propor medidas específicas de vigilância e prevenção de violências e acidentes e promoção da saúde e cultura da paz.

A participação dos usuários na investigação é fundamental, pois irão colaborar para o conhecimento do impacto dos problemas com segurança na ampliação e definição de políticas públicas para reverter a realidade encontrada nos postos de saúde por todo o país.

Quelle: IPTSP/UFG

Kategorien: Saúde