Professor da UFG é eleito diretor regional da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo
Terminou no último dia 5, sexta-feira, o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). O evento, que teve início no dia 1º, organizado pela Universidade Federal de Uberlândia e realizado nesta cidade (MG), contou com a particpação de 16 trabalhos da UFG/Campus Jataí, na forma de painéis dos discentes de Iniciação Científica e do Programa de Pós Graduação em Agronomia e dos professores Marco Aurélio Carbone Carneiro, Jaqueline Fátima Rodrigues e Edicarlos Damacena de Souza.
Ao final congresso, foi criado o núcleo regional Centro-Oeste, única região do país que ainda não tinha núcleo regional, e o professor Marco Aurélio foi eleito como primeiro diretor desta regional. “Neste primeiro momento terei como missão organizar a regional e os profissionais que trabalham na área de Ciência do Solo. Necessitarei do apoio de todos os profissionais das instituições de ensino -- Universidades e centros de ensino -- órgãos de pesquisas como a EMBRAPA, Fundações e outras,e dos profissionais liberais, para que possamos tornar a regional Centro-Oeste da SBCS ativa” declarou o professor.
O professor também ministrou a palestra “Pós-Graduação em Ciência do Solo: Desafios e Futuro”. O pesquisador apresentou dados referentes à situação dos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo e mostrou que ainda há um desequilíbrio regional no Brasil, em que não existe programa de pós-graduação especifico nesta temática no Norte e Centro-Oeste. Segundo ele, este fato se deve ao baixo numero de profissionais nas instituições de ensino destas regiões e à ausência de articulações das próprias instituições e de lideranças entre os profissionais desta área.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Evento
