UFG instala Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas
A Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), instala no próximo dia 18, o Centro Regional de Referência de Formação Permanente sobre Drogas (CRR-UFG). A instalação dos trabalhos ocorrerá no auditório da Faculdade de Odontologia, às 8 horas.
Uma de suas primeiras atividades serão cursos para formação de profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das regiões metropolitana de Goiânia e do sudeste goiano (estrada de ferro).
Já no dia 18 de agosto, em Goiânia, serão iniciadas as aulas para o primeiro dos quatro cursos sequenciais que serão oferecidos. Os cursos serão ministrados por professores da UFG, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do SUS e do SUAS, com encontros quinzenais, às quintas e sextas-feiras.
O CRR-UFG está localizado na sala 109 do Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva (Câmpus I – Praça Universitária).
Confira a lista dos cursos que serão oferecidos:
I - Curso de Atualização sobre Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional
Carga Horária: 60 horas
Público: 120 Profissionais das redes SUS e SUAS (agentes comunitários de saúde e redutores de danos)
Resumo: Os profissionais serão formados para o uso da Intervenção Breve e Entrevista Motivacional, técnicas utilizadas em todo mundo para redução ou abstinência do consumo de drogas, na abordagem ao usuário de risco de crack, álcool e outras drogas.
II - Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e Outras
Carga Horária: 60 horas
Público: 60 Profissionais das redes SUS e SUAS
Resumo: Os profissionais das redes SUS e SUAS serão formados para desenvolver intervenções mais efetivas com relação à prevenção, promoção e reabilitação psicossocial de usuários de crack, álcool e outras drogas a partir da integração entre os dispositivos assistenciais e a comunidade.
III - Curso de Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes em Hospitais Gerais (HG)
Carga Horária: 60 horas
Público: 60 Profissionais de Hospitais Gerais
Resumo: Terá como objetivo qualificar o profissional de saúde a realizar o atendimento de usuários de crack e outras drogas em hospital geral, contribuindo para aquisição de conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de intervenções mais efetivas na prevenção, promoção e reabilitação psicossocial de usuários de substâncias psicoativas.
IV- Curso de Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas para Profissionais Médicos na Atenção Básica- PSF e NASF
Carga Horária: 120 horas
Público: 60 Médicos da Atenção Básica
Resumo: Os profissionais médicos da atenção básica serão qualificados para realizar o atendimento de usuários de crack, álcool e outras drogas na atenção básica, contribuindo para aquisição dos conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de intervenções mais efetivas na prevenção, promoção e reabilitação psicossocial de usuários de substâncias psicoativas.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Referência
