noticia7619.jpg

Mostra Irmãos Coen

En 10/07/11 23:31 .
Prossegue a mostra no Cine UFG até o dia 22 de junho com sessões ao meio-dia e às 17:30

Mostra Irmãos Coen
De 06 a 22 de junho de 2011

Por Fabrício Cordeiro

Joel e Ethan Coen – ou simplesmente Irmãos Coen, como são conhecidos – foram escolhidos para encerrar o primeiro semestre de 2011 das já tradicionais mostras do Cine UFG. São dois cineastas autorais, donos de uma assinatura singular no Cinema americano: o noir, o faroeste, o filme policial, entre outros, passam a ser “o noir dos Coen”, “o faroeste dos Coen”, “o policial dos Coen”; nem a Íliada de Homero escapa, sendo reencontrada no Sul dos Estados Unidos em E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?.

São cineastas que compreendem não apenas o Cinema, mas suas raízes e, não menos importante, suas aberturas. Em maior ou menos escala, há sempre momentos em que uma sensação de delírio estará presente no cinema dos Irmãos, elegante como poucos. Confira programação.

Biografia dos irmãos Coen:

Joel e Ethan cresceram em St.Louis Park, Minnesota, um subúrbio de Minneapolis.[1] Seus pais, Edward e Rena Coen, ambos judeus, foram professores. O pai, um economista na Universidade de Minnesota e a mãe, uma historiadora da arte na St.Cloud State University.

Quando eram garotos, Joel economizou dinheiro suficiente cortando gramas para assim comprar uma câmera Vivitar Super-8, e juntos eles refizeram filmes que viam na televisão com um garoto vizinho, Mark Zimering (apelidado de Zeimers), como a estrela. Por exemplo, "The Naked Prey", (em português, "A prova do leão", filme de 1966 dirigido por Cornel Wilde) trazia Zeimers no Zâmbia, que também tinha Ethan como um nativo com uma lança.

Os irmãos se graduaram em St.Louis Park (MN)em 1973 e 1976.Ambos também se graduaram em Simon's Rock College of Bard (agora Bard College da Simon's Rock) em Great Barrington, Massachusetts.[1] Joel então gastou quatro anos no programa universitário da Universidade de Nova York onde realizou um filme-tese de 30 minutos chamado Soundings. O filme mostrava uma mulher fazendo sexo com seu namorado surdo enquanto verbalmente fantasiava ter sexo com o melhor amigo de seu namorado, que a ouvia na sala ao lado. Ethan foi para Universidade de Princeton e conseguiu uma graduação em filosofia em 1979.[1] Sua tese foi um ensaio de 41 páginas intitulado "Two Views of Wittgenstein's Later Philosophy" (Duas visões da Filosofia Tardia de Wittgenstein).

Depois de se formar em Nova Iorque, Joel trabalhou como assistente de produção em algumas produtoras de filmes e vídeos musicais. Ele desenvolveu um gosto particular pela edição de filmes e encontrou Sam Raimi, que estava procurando um assistente de diretor para seu primeiro filme, The Evil Dead (1981).

Apoio:

Rádio Executiva; Facomb mestrado; Adufg

Curadoria:

Fabrício Cordeiro, Lisandro Nogueira e Daniel Christino

Fuente: Cine UFG

Categorías: Cinema