Editora UFG lança livro que analisa Plano Nacional de Educação
A Editora UFG lançou nesta quinta-feira (02/06), no hall da Faculdade de Educação, no Câmpus Colemar Natal e Silva, o livro Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas, organizado pelo professor da Faculdade de Educação da UFG, Luiz Fernandes Dourado.
O livro é resultado de intensa pesquisa desenvolvida nos últimos três anos, envolvendo pesquisadores de quatro universidades federais - Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Brasília (UnB) - e do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Segundo o seu organizador, o livro é um esforço conjunto realizado pelo grupo, que havia participado do processo de avaliação preliminiar do PNE no período 2001-2008. A partir dessa avaliação, abriu-se uma ampla discussão com o Ministério da Educação e especialistas na área de gestão, educação e estatística para discutir a atualização dos indicadores educacionais relativos às metas do PNE, e analisar o projeto de lei (PL nº 8.035/2010) que tramita no Congresso Nacional para apreciação e aprovação do PNE 2011-2020. “Todos nós abraçamos esse projeto com vontade e garra no sentido de contribuir com o novo PNE”, disse Luiz Dourado.
Aprovado pelo Congresso Nacional em 2001, o PNE estabeleceu diretrizes e metas para a educação brasileira para um período de dez anos, com avaliações periódicas envolvendo a União e a sociedade civil. No entanto, a avaliação do Plano foi realizada de forma parcial e as devidas correções de suas deficiências não foram cumpridas.
Para o reitor da UFG, o livro é uma análise dos erros e limitações do PNE, desde a sua criação, e obra de referência para a educação brasileira, já que permite ampliar e qualificar o debate sobre o projeto de lei do PNE (2011-2020). “É responsabilidade da universidade e da sociedade participarem da construção dessa nova proposta, para que realmente se torne um plano de Estado capaz de expressar a participação da sociedade brasileira nos rumos da educação”, afirmou o reitor.
Estiveram presentes no lançamento o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida; a pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Matias Chaves; a diretora da Faculdade de Educação, professora Miriam Fábia Alves; a coordenadora do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, professora Marília Gouvea Miranda; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Dalila Andrade Oliveira; e demais autoridades, professores, técnicos administrativos e alunos da UFG.
Quelle: Cegraf/UFG
