Iesa ministra curso ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar

En 22/05/11 22:52 .
Sucesso das atividades, que serão encerradas neste mês, abre a possibilidade de futuras parcerias

O Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa/UFG) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar encerram, neste mês de maio, a última turma do curso de extensão “Estratégias ambientais entre a UFG e o Batalhão Ambiental: uma ação de cidadania”. Sob a coordenação da professora Maria Geralda de Almeida, também coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER), com a colaboração da pós-graduação em Geografia do Iesa, o curso de extensão, com uma carga-horária de 60 horas, foi ministrado a 245 militares nos últimos 10 meses.


O conteúdo do curso dividia-se em seis (6) módulos e cinco (5) palestras, com temáticas voltadas para a prática ambiental que compõe o cotidiano do agente ambiental. Os módulos e palestras foram ministrados por Ronan Eustáquio Borges, Fabio Venturoli, Ismar Borges de Lima, Fabrizia Gioppo Nunes, João Batista de Deus, Sandra de Fátima Oliveira, Lara e Manoel Calaça, professores, e Isis Lustosa, Mariana Nascimento Siqueira, Cássio Henrique G. Cezare, Karla Maria Silva de Faria e Benjamin Pereira Vilela, alunos do programa de pós-graduação em Geografia. Dois técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos  (SEMARH-GO) também participaram do curso nas duas últimas turmas ofertadas.


Segundo os coordenadores do curso, a parceria justifica-se porque a universidade pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a educação ambiental direcionada aos militares, o que representa um acréscimo à qualificação destes agentes ambientais. As avaliações realizadas pelos participantes mostraram satisfação com o conteúdo proporcionado pelo curso, e diversas solicitações de interesse em cursos de pós-graduação na mesma linha ambiental foram feitas, o que revela a preocupação dos integrantes do Batalhão Ambiental com a própria capacitação.

 

 

 

 

Fuente: IESA/UFG