UFG recebe visita de professor da University of Massachusetts

In 23/05/11 09:58 .
O objetivo é fortalecer o laço entre as universidades e desenvolver pesquisas colaborativas

Tiago Gebrim

Fotos: Carlos Siqueira

 

Está na UFG, desde terça-feira, 17 de maio, o professor Peter Kumble, da University of Massachusetts Amherst (Umass). O professor veio à universidade para o desenvolvimento de pesquisas colaborativas com o Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa). De acordo com o diretor do instituto, professor João de Deus, trata-se de uma parceira entre o Iesa e a Umass que visa ir além das relações estabelecidas entre as duas instituições pelo programa CAPES/Fipse. "O desenvolvimento de trabalhos em conjunto extrapola o intercâmbio de estudantes de graduação e amplia a parceria aos estudantes de pós-graduação e docentes, com a intenção de fortalecer o vínculo entre as instituições", explica o professor Ismar Lima, do Iesa, que participa dos trabalhos em desenvolvimento.

 


Pesquisas

Entre os trabalhos desenvolvidos está a pesquisa sobre o ecoturismo na região dos quilombola Kalunga, da qual participam também os professores Eguimar Felício Chaveiro, Roseane Mota e Lara Cristine Ferreira, ambas do Iesa. O projeto enfoca o papel social do ecoturismo e sua colaboração para a inclusão sociocultural da comunidade Kalunga. Com o objetivo de promover o desenvolvimento local, os quilombola receberão cursos de comunicação interpessoal, cursos de idiomas (inglês e espanhol), informações sobre o próprio meio ambiente, enfim, tudo o que for necessário “à formação de um capital social”, informou Ismar Lima.


Outro projeto em andamento, os Quintais Ecológicos, também comprometidos com as comunidades quilombola, almeja valorizar e fortalecer a biodiversidade e a cultura local, parte do bioma Cerrado. As comunidades serão convidadas a debater e a participar do projeto, por meio do qual serão introduzidas espécies nativas do bioma nas áreas pertencentes aos quilombola. Mais que uma reflorestação, o projeto dará preferência a árvores frutíferas, que poderão ser usadas como parte da subsistência dessas comunidades, tanto em relação à alimentação propriamente dita quanto à comercialização de produtos derivados, como é o caso do buriti e do murici. O Quintais Ecológicos terá a participação do professor Kumble e sua esposa, Elizabeth Brabec, além de Maria Geralda de Almeida, Lara Cristine Ferreira e Ismar Lima, professores do Iesa.

 

Fonte: Ascom UFG