No Dia Internacional da Dança curso de licenciatura realizou diversas atividades
Graduar-se em Dança? Sim, essa é uma possibilidade que a Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece, por meio do curso de licenciatura, que começou sua primeira turma este ano. Quem foi ao Espaço das Profissões 2011 pôde conferir o quanto essa carreira é viável e promissora. A coordenadora da graduação, Marlini de Lima, fez uma palestra de apresentação do curso e esclareceu as dúvidas da plateia. De acordo com ela, a dúvida mais frequente dizia respeito à exigência ou não de prova de habilidade específica. Na opinião da coordenadora e dos demais professores do curso, o importante é o aluno gostar de dançar, não tendo preconceitos quanto a ritmos e coreografias, por exemplo.
O objetivo do curso é formar professores capacitados a ensinar crianças, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais ou acometidas por doenças incapacitantes, como paralisia cerebral, a trabalhar o corpo por meio da dança, adequando ritmos e coreografias ao perfil de seus futuros alunos, além de promover a formação crítica desse professor e estimular a pesquisa na área. Marlini de Lima disse que a primeira turma é heterogênea, composta por adolescentes recém-saídos do ensino médio, por alguns profissionais não graduados que já dão aula de dança, e por visitantes do Espaço das Profissões 2010, cujo interesse foi despertado pelas palestras e salas interativas do evento.
Sara de Barros, estudante do terceiro ano do ensino médio, veio sozinha à UFG para conhecer os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, e aproveitou para prestigiar a palestra deste ano, que reuniu alunos surpresos em saber que a universidade oferece formação em uma área que muitos consideram somente um lazer e outros que vieram obter mais informações acerca do curso de Dança. Sara explicou que seu interesse era conhecer a forma como a universidade aborda essa área. Quanto a seu interesse inicial, ela escolheu Medicina Veterinária, por ter um campo maior de atuação e incluir a cirurgia de animais.
Voltando a falar de dança...
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril, e dentro da programação cultural presente pela primeira vez no Espaço das Profissões, os alunos da primeira turma do curso se apresentaram, no Palco Aberto entre o pátio da Faculdade de Filosofia e o Instituto de Física, trabalhando corpo, movimento e musicalidade, elementos básicos de dança, em conjunto com o percussionista Diego Amaral. Participaram também das apresentações os Grupos Nômade e Ciranda da Arte.
Palco lotado de estudantes acompanhou as apresentações do curso de Dança
资源: Ascom/UFG
