O que é Musicoterapia?
O Espaço das Profissões 2011 realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para esclarecer os estudantes do ensino médio sobre os cursos oferecidos pela universidade apresenta palestras para tirar dúvidas e salas interativas que mostram a prática do curso. No curso de Musicoterapia, a coordenadora Eliamar Fleury abordou o senso comum de que a profissão é “apenas colocar música para as pessoas ouvirem”. De acordo com ela, o curso vai mais além, ele ensina como a música, os sons e os ritmos interferem na saúde e bem estar das pessoas. A partir disso o musicoterapeuta pode tratar, recuperar e até prevenir doenção do ser humano. A coordenadora esclareceu que aplicação terapêutica da música pode ocorrer em grupo ou individual e que um dos pontos fortes dessa carreira é que o curso é relativamente novo e o mercado ainda não está saturado de profissionais.
A profissão de musicoterapeuta foi incluída no ano passado na Classificação Brasileira de Ocupação, o que significa que o profissional agora pode se registrar no Ministério de Trabalho e Empregos . Em 2011 a profissão também foi incluída no Sistema Único de Assistência Social, podendo agora ser oferecida agora em cargos públicos.
Nas salas interativas do curso de Musicoterapia estão sendo apresentados vídeos de atendimento clínico do profissional, além da apresentação dos instrumentos musicais usados no curso. A coordenadora Eliamar Fleury ressalta que um evento como o Espaço das Profissões aumenta a visão de mundo dos alunos em relação a escolha da carreira profissional, dá mais segurança ao aluno. No curso de musicoterapia já há alunos que escolheram a profissão porque vieram em edições anteriores do Espaço das Profissões.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Espaço das profissões