Goiânia é sede de encontro nacional para discutir pesquisas no ensino de Geografia
O XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (Enpeg) foi aberto hoje na Universidade Federal de Goiás. O evento ocorreu no teatro da Faculdade de Medicina e segue até o dia 21 de abril. A conferência de abertura foi feita pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Fani Alessandri Carlos com o tema: A Geografia e a análise do mundo moderno. A professora expôs como a Geografia produz conhecimentos sobre o mundo e, portanto, o quanto é importante a formação dos professores nessa área.
Estavam presentes na abertura o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, o pró-reitor interino da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, João Teodoro de Pádua, o diretor do Instituto de Estudo Socioambientais, João de Deus, a coordenadora do XI Enpeg, Lana de Souza Calvacanti, e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, Maria Geralda de Almeida.

XI Enpeg
De acordo com a coordenadora do congresso, Lana Calvacanti, o evento é importante para evidenciar e estimular a pesquisa no ensino de geografia. A importância do trabalho dos professores em todas os níveis de ensino foi um ponto ressaltado por todos os presentes na mesa, que destacaram também o quanto esse tipo de congresso fortalece as discussões sobre o Plano Nacional de Educação.
Durante a conferência de abertura, duas professoras e pesquisadoras da USP foram homenageadas por todo o trabalho que já fizeram, e ainda fazem, no campo da Geografia: Níbia Nacib Pontuschka e Maria Elena Simielli destacaram a importância da perseverança para um ensino mais eficiente e consistente de Geografia.

Luto
O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, na abertura do evento pediu um minuto de silêncio em homenagem ao professor da Faculdade de Educação, Valter Flávio Guimarães, que faleceu neste domingo, 17.
Source: Ascom/UFG
Catégories: XI Enapeg
