noticia7304.JPG

Evento discute contenção de gastos e universidade multicâmpus

在 11/04/11 08:45 上。
Fórum dos pró-reitores de Planejamento e Administração das Intituições Federais de Ensino termina hoje

Começou nesta quarta, dia 23 de março, o Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Ifes (Forplad). No primeiro dia do evento, temas como o plano de contenção de gastos do governo federal, o Reuni e as novas estruturas multicâmpus foram postas em debate. O vice-reitor, Eriberto Francisco Bevilaqua, e o pró-reitor de administração e finanças da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, compareceram ao evento. No mesmo dia, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, estava em reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes) com o ministro da Educação, Fernando Haddad. O fórum, que segue com sua programação até amanhã, 25 de março, ocorre no Papillon Hotel.


A abertura foi marcada pela apresentação dos novos membros do Forplad, além da divulgação das demandas de cada comissão regional. Todas as comissões expressaram preocupação com a diminuição dos recursos disponíveis para atender às demandas de suas regiões e para concretizar a implantação do plano de Reestruturação das Universidades Brasileiras, o Reuni. As comissões técnicas do fórum também lembraram as medidas adotadas pelo governo federal como um dos maiores desafios para este ano, além da expansão por que passam várias universidades brasileiras.


No painel presidido pelo coordenador nacional do Forplad, João Carlos Cordeiro Barbirato, da Universidade Federal de Alagoas, a construção de novos câmpus em várias regiões do país foi assunto de destaque, com um painel específico sobre o tema. Albertino de Souza Carvalho, da Universidade Federal da Amazônia, apresentou a experiência da instituição, que conta com 5 câmpus, 12 núcleos de pesquisa e mais 4 câmpus em processo de implantação. Já Paulo Roberto Adriano, da Universidade Técnica do Paraná, mostrou o modelo de gestão centralizada adotado pela instituição, que valoriza a autonomia dos seus 12 câmpus.


Por último, o assessor especial do reitor da UFG, Nelson Cardoso Amaral, revelou o projeto multicampista da universidade. Ele ressaltou as dificuldades apresentadas pelos colegas, como o número de servidores  disponíveis, e a integração dos câmpus do interior aos conselhos deliberativos da instituição.

 

No dia 25 de março, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, compareceu ao fórum e falou sobre sua reunião com reitores da Andifes e com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Segundo ele, o governo federal pretende negociar uma solução com os dirigentes das Ifes para as restrições no uso dos recursos das instituições.

O reitor parabenizou a coordenação do evento e agradeceu a presença dos pró-reitores. Segundo ele, o Forplad é um importante assessor da Andifes, com o papel de propor planos e ações para a associação, que tem duas grandes bandeiras hoje: a autonomia das universidades e a renovação do quadro de servidores técnicos. “A atual fase de expansão por que passam as Ifes não pode ser sustentada sem um número mínimo de efetivos técnicos”, declarou o reitor.

 


Paralelamente ao Forplad ocorre um Encontro dos Procuradores Educacionais Institucionais (PIs) com a presença do professor Paulo Roberto Wollinger, coordenador de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC

 

资源: Ascom/UFG

类别: Fórum