Nova diretoria da Faculdade de Letras toma posse
A nova diretoria da Faculdade de Letras (FL) tomou posse ontem, em solenidade realizada no auditório do Cine UFG. No ato, a ex-diretora da unidade, Maria Zaira Turchi, transferiu o cargo para o professor Francisco José Quaresma de Figueiredo. Também assumiu como vice-diretor e coordenador de curso o professor Jamesson Buarque de Souza. Os pró-reitores de Graduação, Sandramara Matias Chaves, de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa Neto, de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Jeblin Antônio Abraão, de Assuntos da Comunidade Universitária, Ernado Melo Filizzola, e de Pesquisa e Pós-graduação, Divina das Dores de Paula, compareceram ao evento, que também contou com a presença de professores de diversos cursos, servidores, técnicos e alunos da Faculdade de Letras, além de autoridades como a ex-deputada federal Rachel Teixeira.
Logo no início da cerimônia, o coordenador do Centro de Línguas, Antón Corbacho Quintela, prestou uma homenagem ao novo diretor, com a entrega de uma placa com o símbolo da faculdade. Durante sua fala, o novo vice-diretor da unidade, Jamesson Buarque de Souza, lembrou de seu ingresso na UFG como professor substituto em 2005, e agradeceu o apoio e o reconhecimento dos alunos e dos colegas. Maria Zaira, muito emocionada, agradeceu a todos os estudantes, técnicos administrativos, professores e a toda a equipe da Reitoria pelo suporte e presteza durante seus seis anos à frente da unidade. A professora deixa a direção da FL para presidir a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg).
Em seu discurso de posse, Francisco José Quaresma recordou sua trajetória durante seus 20 anos de UFG. O professor foi o primeiro coordenador do Centro de Línguas, e assumiu a vice-diretoria da FL em 2006. Ele também anunciou um projeto para a construção de um auditório de 600 lugares e a instalação do Centro de Línguas em um prédio próprio, além do incentivo à capacitação dos servidores técnico-administrativos por meio de seminários, cursos e congressos. Ao final de sua fala, recitou um poema do livro “Traços”, que pretende lançar em breve.
O reitor, Edward Madureira Brasil, destacou a atuação de Maria Zaira no Conselho Universitário (Consuni), e ressaltou o papel da Associação dos Docentes da UFG (Adufg) e da ex-deputada Raquel Teixeira pela criação da Fapeg. Por último, parabenizou a nova direção da FL e lembrou que a universidade já formou cerca de 1500 doutores, marco atingido pelo crescimento contínuo da UFG nos últimos anos.
Source: Ascom UFG
Catégories: Cerimônia
