noticia7224.JPG

UFG recebe estudantes dos EUA

En 09/03/11 03:46 .
A visita é parte de uma extensão do programa de intercâmbio Capes/Fipse

 Flávia Gomes

Estudantes do curso de Agronomia de duas universidades dos Estados Unidos participam de uma excursão técnica no Brasil. O objetivo é conhecer o agronegócio goiano. A iniciativa é parte de uma extensão do programa de intercâmbio Capes/Fipse. A visita está sendo coordenada pelo diretor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Juarez Patrício de Oliveira Junior.  São 16 estudantes do Hawkeye Community College e Kirkwood Community College acompanhados pelos professores Rich Crow e David Grankle das respectivas universidades.

Durante sua permanência de duas semanas, os estudantes terão a oportunidade de conhecer indústrias de agricultura e biotecnologia, usinas de álcool, de beneficiamento de sementes, além de empresas de pesquisa e agropecuária e fazendas que trabalham com o agronegócio. No roteiro eles conhecerão as cidades de Santa Helena, Formosa, Jataí, Rio Verde e Brasília. Dentro da programação, os estudantes terão também aulas técnicas na Escola de Agronomia da UFG.

Para Erin Sears, estudante da Kirkwood Community College, localizada no estado de Iowa, a experiência no Brasil, mesmo que por pouco tempo, tem sido fascinante. “Estou encantada com tudo no Brasil. Aqui é muito diferente quanto aos métodos, plantio e uso de fertilizantes”, declarou Sears. Uma das diferenças ressaltadas por ela diz respeito às colheitas, que nos EUA ocorrem apenas uma vez, ao contrário do Brasil, onde são feitas até mesmo três colheitas numa mesma área plantada no período de um ano.

Presentes na recepção dos intercambistas, o reitor Edward Madureira e a coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergmann, recepcionaram os estudantes e apresentaram um pouco da estrutura da UFG. Por meio de uma conversa descontraída, eles tiraram as dúvidas dos estudantes quanto ao ensino brasileiro.

Esta é segunda vez que a UFG recebe alunos do projeto Capes/Fipse. No próximo semestre oito estudantes terão a experiência do intercâmbio nos EUA. O último edital de intercâmbio acadêmico Capes/Fipse contemplou os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia florestal, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Geografia e Ciências Geoambientais, mas apenas estudantes do curso de Agronomia, Ciências Econômicas e Publicidade e Propaganda foram selecionados.

 

 Intercambistas estadunidenses são recebidos na UFG pelo reitor Edward Madureira, pela coordenadora de Assuntos Internacionais, Ofir Bergmann, pelo diretor da Escola de Agronomia, Juarez Patrício, e por estudantes brasileiros

Fuente: Ascom/UFG