Universidades e Secretarias de Saúde se unem para combater a dengue
No dia 21 de fevereiro, às 16 horas, no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), será aberto o Curso de Capacitação de Técnicos para Prevenção e Controle da Dengue. O curso será ministrado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e a expectativa é capacitar cerca de 50 pessoas indicadas pelas unidades e órgãos da UFG e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que trabalharão juntamente com os agentes de endemias.
Com carga horária de duas horas teóricas e seis horas práticas, as aulas ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro e os participantes do curso atuarão nas proximidades dos Câmpus Colemar Natal e Silva e Samambaia da UFG e no câmpus da PUC Goiás, no Setor Universitário em Goiânia. A iniciativa também envolverá bolsistas de projetos de extensão da UFG, que já trabalham com educação e conscientização em escolas.
Confirmaram presença na cerimônia de abertura do curso os reitores Edward Madureira Brasil, da UFG, e Wolmir Amado, da PUC, além dos secretários estadual e municipal de saúde. O reitor da UFG avalia que a ação será bem focada na prevenção e controle da dengue. Para o professor do IPTSP e membro do Grupo Integrado de Ações Contra a Dengue da UFG, João Bosco Siqueira, essa é uma importante iniciativa, que visa conservar o ambiente seguro para a comunidade e zerar a transmissão da doença nos câmpus. O reitor da PUC Goiás ressaltou o compromisso da instituição com a meta estabelecida para essa ação conjunta, de atuar na prevenção e controle da dengue, de forma a zerar os riscos de transmissão da doença nos espaços da instituição.
Ação contínua
Formado em maio de 2009, o Grupo Integrado de Ações Contra Dengue da Universidade Federal de Goiás (UFG), que já atuava no Câmpus Samambaia em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, agora também amplia suas atividades em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). De acordo com a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG, Ellen Synthia Fernandes de Oliveira, com a iniciativa o grupo espera ampliar o público-alvo da campanha, envolvendo estudantes, professores, técnicos e também a comunidade do entorno dos câmpus.
Na oportunidade, a equipe da Coordenação de Publicidade Institucional da Assessoria de Comunicação da UFG apresentará novas peças da campanha que ampliará a mobilização de combate à dengue.
Source: UFG e PUC Goiás
Catégories: Prevenção
