Reitor da UFG ganha título de cidadão goiandirense
A Câmara Municipal de Goiandira realizou na segunda-feira, 20/12, uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, foi entregue ao reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, o título de cidadão goiandirense como reconhecimento pelo trabalho realizado na instituição, formando profissionais que hoje contribuem com a educação dos moradores e o desenvolvimento do município.
A solenidade teve a presença do diretor do Câmpus Catalão (CAC), professor Manoel Rodrigues Chaves, do vereador de Goiandira, Erick Marcus, e de outras autoridades da região.
Para o vereador Erick Marcus, a história da UFG se confunde com a história de Goiás, do Campus Catalão e de muitas pessoas que passaram pela instituição. “O meu reconhecimento pela UFG se dá porque a minha vida mudou, assim como a de muitas pessoas de Goiandira que estudaram nessa universidade. Hoje sou professor porque tive a oportunidade de estudar e me formar, uma realidade que antes era presente somente nas famílias mais abastadas da sociedade, que tinham condições de mandar seus filhos para estudarem em Uberlândia, Goiânia e outros estados”, disse o vereador, referindo-se ao CAC, que recebe muitos alunos do município.
Erick destacou também o avanço da UFG nos últimos oito anos, em especial o CAC, que passou de sete para 21 cursos, um programa de mestrado funcionando há dois anos e mais três aprovados para o próximo ano.
Para o diretor do CAC, o sentimento é de orgulho por também fazer parte da história da UFG como ex-aluno do câmpus. Manoel destacou a importância da homenagem ao cinquentenário da universidade, que passou por uma fase de grande expansão nos últimos anos.
Segundo o professor Manoel Chaves, o compromisso do CAC com os municípios vizinhos foi firmado no início do ano, por meio de convênios de cooperação técnica com 11 cidades da região, e que já está sendo desenvolvido com Goiandira e Três Ranchos. “Colocamos os próximos quatro anos a serviço dessa cidade e da região, porque essa é nossa função social’, afirmou o diretor.
Para o reitor, a presença de um câmpus da UFG no interior de Goiás traz grande impacto à região. Ele ressaltou a importância de consolidar essa expansão da universidade, formando pessoas com qualidade e proporcionando à comunidade bons cursos de graduação e bons professores. “Os moradores de Goiandira são também merecedores dessa homenagem porque muitos aqui se formaram na UFG e se comprometeram a colaborar com o desenvolvimento da cidade”, disse Edward Madureira, agradecido pelo título.
资源: Setor de Comunicação do Câmpus Catalão
