UFSCar sedia reunião de reitores do Grupo Montevidéu
Nos dias 9 e 10 de dezembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi sede da LVIII Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Estiveram presentes dirigentes de oito universidades argentinas, nove brasileiras, duas chilenas, três paraguaias e uma uruguaia. A professora Sandramara Matias Chaves representou o reitor da UFG, Edward Madureira, juntamente com a professora Ofir Bergemann, da Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG. Durante a reunião, a UFG foi integrada à AUGM, junto com outras quatro novas universidades: Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional del Nordeste (Argentina), Universidad Nacional de Itapúa (Paraguay) e Universidad de Playa Ancha (Chile).
A AUGM, fundada em 1991, reúne hoje 26 universidades, com o objetivo de promover a integração e a cooperação regional na área da Educação e a defesa da Educação Superior pública como um direito humano universal e um bem público social. Dentre os projetos desenvolvidos pela Associação estão os programas de intercâmbio Escala Docente e Escala Estudantil e as Jornadas de Jovens Pesquisadores.
Na reunião que aconteceu na UFSCar, além da avaliação das atividades em andamento, foram discutidos projetos relacionados ao desenvolvimento estratégico da pós-graduação e ao empreendedorismo. Além disso, foi dada continuidade à consolidação da Rede de Cidades AUGM, proposta no primeiro semestre deste ano, cujo objetivo é promover a integração entre as universidades e os municípios.
Fuente: Ufscar
