noticia6982.JPG

Pesquisador mexicano falou sobre as possibilidades do conhecimento

Sur 06/12/10 02:04.
Para Jorge Alejandro González, que ministrou palestra na Facomb no dia 03/12, o construtivismo de Jean Piaget contribui para os estudos em Comunicação

Jorge Alejandro González Sanchez, professor da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), foi convidado pelo programa de pós-graduação em Comunicação da UFG para proferir palestra na última sexta-feira, dia 03/12. Na ocasião, ele conversou com estudantes e professores sobre a “epistemologia construtivista” de Jean Piaget e as possibilidades de aplicá-la aos processos comunicacionais.

Conforme sua abordagem, a teoria de Piaget busca a gênese do conhecimento e faz perguntas para compreender como os seres humanos formulam suas explicações sobre o mundo. Isso pode ser aproveitado pelos estudos em Comunicação, segundo González, na medida em que a relação entre a mídia e a sociedade diz respeito à mais longínqua relação sujeito – objeto.

Tendo em vista as possibilidades de interação e apropriação entre as pessoas, os conteúdos midiáticos e as tecnologias, Gonzáles destacou sua opção por observar os estados intermediários de construção de conhecimento em comunidades emergentes.

Para ele, “o observável vem das informações determinadas pelo objeto e das interpretações determinadas pelos sujeitos”, formando um processo dialético entre seres e natureza. Isso quer dizer que quanto mais intensa é a relação sujeito-objeto maior é a possibilidade de complexificação do pensamento humano.

González é fundador do Laboratorio de Investigación y Desarrollo en Comunicación Compleja (LabCOMplex), que tem como meta estabelecer bases concretas para uma “epistemologia das ciências aplicadas ao mundo social”. Mais informações estão disponíveis em: http://www.labcomplex.net/

Source: Ascom/UFG

Catégories: Investigação