Instituto de Química realiza seminário sobre estágio e licenciatura
Gilmara Roberto
Fotos: Reuben Lago
Na manhã desta quinta-feira, 25/11, professores e estudantes de Instituto de Química (IQ) da UFG estiveram presentes na cerimônia de abertura do I Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (Seliq). O objetivo do evento é apresentar à comunidade universitária e à sociedade as pesquisas realizadas no IQ pela área de licenciatura e discutir a importância do exercício da pesquisa para a formação dos professores. Os 18 estudos apresentados durante o Seliq são resultados de trabalhos de conclusão de curso de discentes de Licenciatura em Química da UFG e serão reunidos posteriormente em um arquivo digital que irá compor acervos de bibliotecas.
Como parte da cerimônia da abertura, a professora do IQ, Agustina Rosa Echeverría, proferiu palestra debatendo a importância de formar os professores de Química da educação básica mediante a prática da pesquisa. “A pesquisa é uma atitude do cotidiano do professor de Química e, por isso, o pesquisar deve acompanhar o professor em sua formação continuada, que dura toda sua vida profissional”, destacou a professora. Ela mencionou ainda a necessidade do professor da Educação Básica ser capaz de articular teoria e prática, ministrando conteúdos sem deixar de considerar a sua contextualização, a prática do trabalho coletivo e a parceria com as universidades.
O evento segue até a noite de amanhã, 26, com apresentações dos trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Licenciatura em Química. Os trabalhos irão apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes enquanto faziam seus estágios da licenciatura.
Professora Agustina Rosa Echeverría abriu o evento falando sobre a importância da pesquisa para o ensino de Química
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Formação
