Laboratório de Educação Matemática (Lemat) comemorou 16 anos
Angélica Queiroz
Logo no ínicio da noite (19/11), uma apresentação intitulada “Retratos da história do Lemat” mostrou slides com fotos da equipe e do Laboratório de Educação Matemática (Lemat) e deu início à comemoração do seu 16º aniversário. Em seguida, o público presente no auditório do IME pôde conferir uma apresentação de guitarra com Marcos Sousa.
O artista destacou a relação íntima entre as duas área: “música é matemática”, explicou. Logo depois, várias pessoas ligadas ao laboratório participaram da mesa “Fragmentos da história do Lemat”. Representando os bolsistas e estagiários do laboratório, João Luis Dias Almeida, contou sua trajetória no órgão. “Eu abracei o Lemat e ele me abraçou. Nós queremos construir uma universidade melhor, um país melhor e, se derem liberdade aos sonhos dos lematianos, um mundo melhor”, resumiu.
Silmara Epifania de Castro Carvalho, Técnica em assuntos educacionais do Lemat, ressaltou que o laboratório é, para ela, uma realização profissional. “O Lemat está completando 16 anos. Será que podemos dizer que está na adolescência?”. Foi de forma descontraída que a professora aposentada Zaíra da Cunha Melo Varizo iniciou seu discursso sobre o laboratório. Ela emocionou os presentes ao contar a história do Lemat, desde as primeiras ideias e discussões sobre sua implantação até sua criação em 1994.
O vice-coordenador do laboratório, José Pedro Machado Ribeiro, explicou que o Lemat é muito mais que um espaço para guardar material pedagógico: é também para construir conhecimento. Em seguida, parabenizou a todos. “Parabéns à UFG, parabéns ao Instituto de Matemática e Estatística, parabéns aos alunos, parabéns aos professores e servidores, comunidade e todo mundo que dá força e proporciona condições para que esse laboratório exista”, finalizou.
Jeblin Antônio Abraão, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, destacou as dificuldades enfrentadas na época da criação do Lemat e parabenizou a todos que enfrentaram o desafio de construir o laboratório. “Assim estamos mudando e vamos realmente mudar o ensino de Matemática no Brasil”, rematou. Em seguida o atual coordenador do Lemat, Wellington Lima Cedro, apresentou a nova logomarca do laboratório.
Source: Ascom/UFG
