noticia6869.jpg

Assinado acordo bilateral para fomentar projeto de educação a distância

Sur 15/11/10 23:38.
Juntamente com outras quatro universidades federais, a UFG participa da implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Moçambique

 Flávia Gomes

Fotos: Carlos Siqueira

 

Entre os dias 8 e 10 de novembro ocorreu mais um importante marco para a história da Universidade Federal de Goiás: a assinatura de convênios e acordos para o desenvolvimento da educação a distância em Moçambique. A convite do Ministério da Educação, a UFG, juntamente com outras quatro universidades federais, participa da implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em parceria com a Universidade Pedagógica, localizada em Maputo, a UFG ministrará o curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância.

Além de Ciências Biológicas, a UAB ministrará cursos de Pedagogia, Matemática e Gestão Pública (o único não relacionado com a formação de professores). As outras universidades participantes são a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

No dia 9 de novembro, durante a aula inaugural, além do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, participaram os reitores das universidades envolvidas na implementação dos cursos de EaD, entre eles o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o reitor da Universidade da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller. O secretário da Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, marcaram presença durante a aula inaugural. Segundo o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, todos saíram satisfeitos com a qualidade das instalações e a tecnologia apresentada pela UFG para ministrar o curso a distância no país africano.

Todo o suporte operacional de implementação do curso, assim como o curso de formação dos tutores, o layout da plataforma Moodle - adotada pela UFG para hospedagem dos cursos - e a instalação dos laboratórios de Biologia foram preparados pela equipe da UFG, por meio do Ciar e pelo curso de Ciências Biológicas.

Reitor da UFG, coordenadora de Educação a Distância de Moçambique, reitor da

Universidade Pedagógica de Moçambique, pró-reitora de Gaduação da UFG e

secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação celebram a conquista

 

O reitor acrescentou que a participação da UFG na implantação do curso de Ciencias Biológicas mostra a confiança que o Ministério da Educação deposita na UFG. Além disso, será uma oportunidade para enriquecimento da instituição em relação à ferramenta de EaD e o acúmulo de experiência que permitirá a universidade pensar e alcançar desafios ainda maiores. “Isso será importante, também, para a inserção da UFG no cenário internacional, além de contribuir para a formação de professores em Moçambique”, completou o reitor.

Para a pró-reitora Sandramara Matias Chaves, a participação da UFG é uma resposta e um reconhecimento vindo do MEC no que se refere à qualidade dos cursos de Ciências Biológicas na modalidade a distância. “Não há dúvidas que a UFG poderá conduzir o curso com excelente qualidade, em parceria com a Universidade Pedagógica”, afirmou a pró-reitora.

O cronograma

De acordo com o reitor Edward Madureira, o cronograma de convênio com as universidades está firmado até 2019. Até lá pretende-se formar 7.200 estudantes. Ele acrescenta que nada impede a formação de novos cursos e turmas. Neste primeiro momento, 620 alunos formarão as primeiras turmas do curso de Ciências Biológicas, distribuídas entre os três polos localizados nas cidades de Maputo, Lichinga e Beira.

Segundo o presidente Lula, “com o lançamento dos primeiros polos moçambicanos da Universidade Aberta do Brasil, estamos dando um passo firme em direção ao maior aprofundamento da cooperação entre nossos países”. O presidente acrescentou que “Nada é mais urgente do que a capacitação de moçambicanos e brasileiros para construir sociedades cada vez mais democráticas e prósperas e, assim, firmar nossa presença soberana no mundo”.

Equipe da UFG marca presença em Moçambique

Source: Ascom/UFG

Catégories: Cooperação