noticia6844.jpg

Estudantes de Odontologia finalizam trabalhos na Escola rural Santa Rita de Cássia

在 15/11/10 23:38 上。
Evento com show de Juraildes da Cruz encerra projeto

 

A parceria entre os serviços de Saúde (Estratégia Saúde da Família), Universidade e comunidade vem desencadeando uma formação mais humanizada e comprometida com a realidade. No encerramento do estágio, com a duração de um ano, de estudantes da Faculdade de Odontologia, o cantor e compositor Juraildes da Cruz foi convidado a participar do encerramento dos trabalhos na escola Rural Santa Rita de Cássia e assim valorizar a cultura e raízes populares. O evento ocorreu no dia 9 de novembro, pela manhã.

Equipe da Faculdade de Odontologia e as crianças atendidas pelo projeto (Fotos: Carlos Siqueira)

Juraildes da Cruz foi premiado como melhor cantor na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira, ocorrida neste ano, no Teatro Municipal do Rio. Além disso, possui rica trajetória com músicas importantes como: “Ei, Flor”, “Meninos”, “Aragem”, “Se Correr o Bicho Pega” entre outras. E está sendo indicado como umas das 12 personalidades Tocantinenses.

Juraildes da Cruz faz show para as crianças da Escola Rural Santa Rita de Cássia

A atividade de estágio é resultado de um projeto de atuação junto à comunidade da zona rural de Goiânia no Vale das Pombas, próximo ao parque Atheneu, área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF).  O trabalho foi planejado e desenvolvido pelos acadêmicos de odontologia: Soray Sousa da Silva, Laís Mori Saraiva, Luiza de Paula Agostinho,  Marina de Paula Afonso, José Henrique Ribeiro Lana e orientados pela professora Tatiana Novais em parceria com a Cirurgia-dentista da ESF Cinthia de Brito Souza e sua Auxiliar de Saúde Bucal Georgia e com a diretora da escola Ivonilde Nogueira, que representa o apoio de todos os funcionários da escola. A iniciativa surgiu do reconhecimento da formação profissional voltada para a aproximação dos acadêmicos com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), oportunizando a experiência do trabalho em equipe, da cooperação intersetorial e da participação da comunidade.

A necessidade de identificação dos determinantes de saúde e do desenvolvimento de atividades promocionais, educativas e preventivas junto à população em questão foi a principal motivação dos estagiários em desenvolver o projeto e o local escolhido foi a Escola Municipal Santa Rita de Cássia. O objetivo foi identificar os determinantes do processo saúde-doença que têm impacto sobre a vida da população do Vale das Pombas procurando compreender o indivíduo como um todo a fim de criar e estimular hábitos salutares e em consequência, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

O trabalho foi realizado com diferentes enfoques pelos estudantes, de forma a atingir o cotidiano das crianças envolvidas no projeto como melhor forma de disseminação para o restante da população. Foram realizadas atividades de estímulo ao exercício físico, adoção de hábitos de higiene bucal e corporal, alimentação saudável, atividades de valorização da cultura local, folclore e plantas medicinais e estímulo à continuidade dos estudos.

Crianças apresentam teatro durante o encerramento

Como resultado obteve-se o melhor esclarecimento dos assuntos abordados entre os alunos e uma interação com a comunidade de forma mais integrada com a realidade da região, com o projeto Político Pedagógico da Escola, aproximando-o com o verdadeiro conceito de promoção de saúde. É importante desenvolver projetos, que permitam sua continuidade e sustentabilidade para que trabalhos como este, realizados por um período de um ano, não sejam perdidos. Vale ressaltar que a parceria entre ensino, serviços de saúde e comunidade é fundamental para o desenvolvimento completo da sociedade.

 

资源: ASCOM/UFG