Planetário da UFG comemora 40 anos
Gilmara Roberto
Fotos: Jaqueline Telis
Na noite do último sábado, 23/10, a direção do Planetário da UFG realizou evento em comemoração aos seus 40 anos. Na ocasião, foi lançado o livro Planetário da Universidade Federal de Goiás: uma história de vida, de autoria de Suelen Alonso de Almeida.
O livro foi fruto de trabalho de conclusão de curso de Suelen de Almeida, que completou graduação em Geografia, sob orientação do professor Paulo Henrique Azevedo Sobreira. O texto traz desde a história dos investimentos iniciais para a construção do planetário até o relato de pessoas que trabalharam e dirigiram a instituição, contribuindo para seu crescimento no cenário educativo-cultural da cidade de Goiânia.
Para comemorar, professores encenaram um diálogo entre Galileu, Einstein e Aristóteles
Durante o evento, os professores Paulo Henrique Azevedo Sobreira, Manuel Alves Rodrigues Júnior e Juan Bernardino Martins realizaram uma encenação, caracterizando-se como Aristóteles, Galileu Galilei e Albert Einstein, respectivamente. De modo muito descontraído, os professores trataram dos avanços das teorias e instrumentos que os estudiosos do passado desenvolveram para a observação do céu.
O diretor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, João Batista de Deus, esteve no evento e lembrou a importância que tem o Planetário na inserção de estudos e pesquisas astronômicas na UFG. O reitor da universidade, Edward Madureira Brasil, parabenizou o atual diretor do Planetário, Juan Berardino Martins, por ter "reinventado a instituição" e falou sobre o desejo e os esforços em fazer do Planetário mais do que um observatório e construir, a partir dele, um grande espaço da ciência no estado de Goiás.
Também estiveram presentes no evento o primeiro diretor do Planetário, José Ubiratan de Moura, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG, Anselmo Pessoa Neto.
Source: Ascom/UFG
Categories: Aniversário
