noticia6726.jpg

Reunião anual da SBPC é lembrada durante o VII Conpeex

On 26/11/10 09:18 .
Goiânia sediará o evento em julho de 2011

A realização da 62ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal de Goiás (UFG), em julho de 2011, foi um dos assuntos que marcou a abertura do VII Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura (Conpeex), na manhã desta segunda-feira, 18/10, na UFG. Após nove anos, a reunião anual da sociedade será realizada novamente em Goiás. Com o tema “Cerrado e Pantanal”, o evento deve mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para discutir os problemas regionais. De acordo com o reitor Edward Madureira Brasil, a ideia da UFG de sediar mais uma vez a reunião anual da SBPC surgiu em 2009 e reflete um momento importante para a instituição. “A UFG vive um momento de maturidade das suas atividades, com repercussão nacional e internacional das pesquisas goianas”, destacou.

Esta foi também uma das constatações do ministro da Educação, Fernando Haddad. “Penso que a SBPC, nessa itinerância por todo o país, está vendo a transformação do sistema federal de educação superior. Até pouco tempo atrás, Goiás era um dos estados com reduzida capacidade de atração do ponto de vista acadêmico. Agora a SBPC vai encontrar uma outra UFG, com o dobro do tamanho que tinha há nove anos,” declarou o ministro.

Para o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, as reuniões anuais contribuem para chamar a atenção da sociedade acerca da importância da abordagem científica e tecnológica para o seu desenvolvimento, bem como para o papel da educação como o elemento por excelência de inclusão social. Marco Antônio Raupp salientou que a realização da reunião anual da SBPC coloca a realidade da região em destaque nacional, ao abrir espaço para as visões da comunidade científica sobre aspectos regionais em um contexto mais amplo. “As economias das regiões se desdobram sobre diferentes biomas e, portanto, a questão é saber como compatibilizar a conservação desses biomas, que são verdadeiros patrimônios, com o desenvolvimento econômico e social”, concluiu o presidente da SBPC.

De acordo com a responsável local pela organização da 62ª Reunião Anual e coordenadora de Extensão da UFG, Giselle Ottoni, é aguardada a visita de integrantes da SBPC nacional para uma avaliação da infraestrutura da universidade e da cidade e, assim, dar início aos preparativos do evento. “Acompanhamos o último evento em Natal, no Rio Grande do Norte, para um reconhecimento e, a partir de um relatório e da avaliação da equipe da SBPC nacional, vamos definir as atividades da programação para o evento de Goiânia”, informou Giselle Ottoni.

 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: SBPC