Doutoranda do IPTSP/UFG tem trabalho selecionado para premiação do SUS
A doutoranda Caritas Marquez Franco, do programa de pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública do IPTSP/UFG, teve seu trabalho selecionado como finalista para o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2010. A cerimônia de premiação está previsa para dia 9 de novembro, em Brasília (DF).
O Prêmio de Incentivo para o SUS, criado pelo Ministério da Saúde em 2002, é uma ação que busca valorizar o trabalho da comunidade científica e aplicá-lo no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O objetivo do concurso é obter trabalhos de estudiosos e profissionais da saúde e de áreas afins, em nível de pós-graduação, cujas respostas tenham potencial de uso pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Existem cinco categorias de premiação: tese, dissertação, trabalho científico publicado, monografia de especialização ou residência e incorporação de conhecimentos científicos no SUS. Os primeiros colocados em cada uma dessas categorias recebem um valor em dinheiro, variável de acordo com a categoria, e os demais recebem menção honrosa do trabalho.
O trabalho de Caritas Franco é fruto de sua tese, intitulada Fatores de risco e epidemiologia molecular de Streptococcus pneumoniae resistentes isolados de nasofaringe de crianças de creches de Goiânia. Ele foi selecionado, com outros cinco trabalhos, para a categoria Trabalho científico publicado. A organização do concurso informou que somente no dia da premiação será informado o ranking dos finalistas.
De acordo com a orientadora de Caritas Franco, a Dra. Ana Lúcia Andrade, professora titular do IPTSP, a premiação “colocará nosso programa de pós-graduação e a UFG em posição de destaque no cenário da ciência e da saúde no Brasil”.
Source: ASCOM/UFG
Catégories: Premiação
