Pesquisa da UFG sobre discurso jurídico será apresentada em Portugal
Leonardo Rodrigues de Souza, mestrando em Letras pela Universidade Federal de Goiás, foi aceito para apresentação de seu trabalho na 4ª Conferência Internacional da Clarity, em Lisboa, Portugal.
A Clarity é uma associação de advogados, juízes e leigos que investiga e promove a utilização de uma linguagem jurídica mais clara e acessível. A Clarity2010, em sua quarta conferência internacional, vai focar-se nas diversas formas de alcançar a clareza na comunicação jurídica, administrativa e empresarial.
O evento acontecerá na Universidade Nova de Lisboa, de 12 a 14 de outubro deste ano, uma das mais conceituadas universidades na área do Direito, e reúne cerca de 90 oradores de 22 países. Os participantes discutirão suas perspectivas acerca de como se comunicar com o público de forma clara.
O acadêmico analisou, sob a orientação da professora Joana Plaza Pinto, sentenças judiciais emitidas pelo Juizado Especial Cível, atento aos objetivos do juizado, e com base nos estudos de atos de fala de J. L. Austin. A pesquisa parte da constatação de que a sentença judicial não é de fácil compreensão, o que contribui para afastar o Poder Judiciário daquele que busca prestação jurisdicional.
O projeto da pesquisa surgiu quando a Associação dos Magistrados do Brasil promoveu, em 2005, uma campanha pela simplificação da linguagem jurídica. Na época, o desembargador Rodrigo Colaço demonstrou-se incomodado com o excesso de palavras técnicas presentes nas sentenças judiciais. Desejava ele que esses textos fossem claros, objetivos e que cumprissem o seu objetivo: distribuir a justiça.
Em fase de conclusão do mestrado, o acadêmico afirmou que a UFG tem cumprido o seu objetivo institucional: “formar pesquisadores e disseminadores do conhecimento pelo Brasil e pelo mundo".
Aviso importante: Se você é da comunidade universitária e tem interesse em divulgar seu trabalho, bem como suas repercussões, faça como Leonardo e escreva para a Assessoria de Comunicação da UFG: imprensa@reitoria.ufg.br
Fonte: Ascom/UFG
