Escola de Veterinária promove vacinação de cães

Em 20/09/10 22:51.
Evento conta com a participação de estudantes e visa a manter o controle da raiva em Aparecida de Goiânia

 Illa Rachel

Com o objetivo de erradicar a raiva, virose que pode ser transmitida ao ser humano e levar à morte, foi realizada nesse sábado (18/9) a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Em Aparecida de Goiânia a campanha é realizada desde 1978 em parceria entre a Escola de Veterinária (EV) e a Prefeitura. É a 32ª campanha coordenada pela Escola e a ação é parte do projeto de extensão "Controle da Raiva Animal No Município de Aparecida de Goiânia". Entre as atividades previstas estão a localização de abrigos para captura de morcegos, a vacinação dos animais, vigilância epidemiológica e palestras educativas sobre saúde animal.

De acordo com o coordenador da campanha, professor Aires Manoel de Souza, há dez anos não são registrados casos da doença em Aparecida de Goiânia. Ele explica que cerca de 100 estudantes de Medicina Veterinária participaram da vacinação juntamente com funcionários da Prefeitura, buscando integrar universidade e comunidade. “Essa experiência é de grande importância para ambos os lados, já que os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar um pouco a rotina da profissão e a cidade ganha com o controle da doença”, ressalta o professor.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida de Goiânia, Benigno Alberto Moraes Rocha, declara que boa parte das coordenações da Prefeitura, além de integrantes do PSF e das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, trabalharamm juntamente com a EV. Cerca de 1.200 pessoas estiveram envolvidas com a vacinação de cães e gatos nesse sábado; 131 postos fixos foram disponibilizados para atender à quase totalidade de bairros do município, além de 5 postos volantes que atuaram em pontos onde havia maior necessidade, e 2 pontos de apoio que armazenaram o material da campanha, como ampolas da vacina, seringas, luvas etc.

Participando pela primeira vez da campanha de vacinação em Aparecida de Goiânia, as estudantes do 2º período de Medicina Veterinária, Jéssica Fernanda Bertolino e Helena Felga, estavam ansiosas com a experiência e destacaram a importância da experiência para o crescimento profissional. “Ter a oportunidade de trabalhar numa campanha como esta é muito boa, pois, principalmente para nós do começo do curso, é uma das poucas chances de praticar o que vemos em sala de aula”, destaca Jéssica Bertolino.

 

Fonte: Ascom/UFG